Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Sergio Coelho Borges-
dc.contributor.authorMaçaneiro, Scheila Mara-
dc.creatorMaçaneiro, Scheila Mara-
dc.date.accessioned2013-04-10T13:51:35Z-
dc.date.available2013-04-10T13:51:35Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9638-
dc.description121f.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no PPGAC-UFBA. Teve como objetivo analisar a Pedagogia Crítica como instrumento de fundamentação para a realização de aulas de Dança, na disciplina Artes, do Ensino Fundamental. Por meio do Estágio Supervisionado dos alunos do 3º ano do Curso de Dança da Faculdade de Artes do Paraná, buscamos conectar o ensino da Dança às questões da Educação e da Sociedade, de modo a instigar práticas reflexivas e contextualizadoras da vida escolar. A dissertação, inicialmente, apresenta um breve histórico da Arte na Educação Brasileira e a inserção da Dança como linguagem pertencente à disciplina Artes no ensino regular. Como mediador do pensamento reflexivo para a Dança na Educação, trazemos o referencial da Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt, e sua influência para a Pedagogia Crítica e o ensino da Dança na Escola. Através desse encaminhamento, analisamos a aplicação desta teoria pelos estagiários em suas práticas pedagógicas. O estudo de caso é descrito a partir de questionários semi-estruturados, aplicados aos estagiários antes e depois da referência da Teoria Crítica, e a análise qualitativa dos dados é realizada na perspectiva da hermenêutica-dialética. Este estudo influenciou a compreensão de categorias de análises, que contribuíram de modo efetivo para a valorização da Dança na Escola, entre elas, a necessidade de investigação do contexto social para práticas que estimulem postura crítica e reflexiva como instrumento de comunicação e transformação, que pensamos serem significativas para novas possibilidades do ensino da Dança no contexto educacional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectPedagogia Críticapt_BR
dc.titlePedagogia crítica aplicada à dança no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação. Scheila Maçaneiro469,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.