https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9633
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dançatar: uma autopoieses do feminino através da dança |
Autor(es): | Borges, Naranda Costa |
Autor(es): | Borges, Naranda Costa |
Abstract: | Esta dissertação, com base numa pesquisa observacional, apresenta uma proposta de Autopoieses Feminina a partir da Dança. É o resultado de estudos e laboratórios de corpo realizados pela autora com grupos de mulheres. O problema motivador da investigação foi a constatação da necessidade da autoconstrução feminina como resposta aos desafios e solicitações da contemporaneidade. A pesquisadora sustenta a hipótese que a Dança pode proporcionar à mulher encontrar seus rastros e suas identificações através de narrativas corporais necessárias para realização de sua autopoieses. Sua abordagem transdisciplinar se apoiou, principalmente, na Psicologia, na História Oral, na Filosofia, na Biologia através dos seguintes autores Humberto R. Maturana e Francisco J. Varela, Carl Gustav Jung, Jacques Derrida, Gilbert Durand, Michel Maffesoli, Zygmunt Bauman, David Le Breton e Mary Del Priore. Foram considerados pesquisadores da Dança como María Fux, Klauss Vianna e Ivaldo Bertazzo e ainda pesquisadores da área da Psicologia: Siegmund Hurwitz e Valéria Fabrizi Pires. Os argumentos partiram dos arquétipos das figuras mitológicas da Eva e da Lilith,apontadas como oposições assumidas e ressignificadas na figura da Santa Mãezinha desde o período colonial brasileiro. Ao final da dissertação são apresentados Princípios e Indicadores de uma Dança Autopoiética Feminina. |
Palavras-chave: | Dança Imaginário feminino Autopoieses |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9633 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação. Naranda Borges | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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