Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9454
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Observar, imaginar e experimentar: introdução à construção de personagens no Curso Livre de Teatro(2004-2007)
Authors: Pinto, Pedro Arnaldo Henriques Serra
metadata.dc.creator: Pinto, Pedro Arnaldo Henriques Serra
Abstract: O objeto deste estudo é a descrição, a análise e a sistematização da “introdução à construção de personagens” realizada no Curso Livre de Teatro da UFBA – nos anos de 2004 a 2007 – quando o autor dessa dissertação atuou diretamente na condução do processo de formação de atores deste curso. A hipótese inicial é a de que o processo de formação básica propicia aos seus participantes contribuições concretas para uma percepção específica da prática da interpretação teatral. Essa hipótese é validada ao constatar-se que o processo do exercício permite ao aluno-ator entrar em contato direto com ensinamentos técnicos e artísticos. O ponto de partida desta dissertação é uma retrospectiva histórica referente aos trinta anos (1979 – 2009) de ação do Curso Livre de Teatro que fundamenta a prática atual. Em seguida, é apresentada a metodologia aplicada ao exercício de construção das personagens. A partir de então, efetua-se uma análise dos diversos aspectos que o exercício oferece à formação do ator. A investigação se inscreve, portanto, em perspectivas práticas e teóricas, que foram trabalhadas simultaneamente no decorrer da pesquisa. O horizonte teórico tem como fonte primária, os escritos de Constantin Stanislavski, já que o processo apresentado tem como eixo seu sistema de motivações psico-físicas.
Keywords: Teatro - Estudo e ensino
Representação Teatral
Atores - Treinamento
Curso livre de teatro
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9454
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Dissertação (PPGAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação. Pedro Pinto1,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.