DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Teses de Doutorado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9262

Title: Educação, lazer e cultura juvenil: investigando práticas de lazer em cenários de organização e expressão de culturas juvenis urbanas contemporâneas e suas relações com os "atos de currículo".
Authors: Santos, Romilson Augusto dos
???metadata.dc.contributor.advisor???: Macedo, Roberto Sidnei Alves
Keywords: Lazer e educação;Juventude;Recreação;Movimento da juventude;Currículos
Issue Date: 2011
Abstract: Na presente tese, buscamos publicizar uma investigação onde a centralidade são questões e argumentos heurísticos relativos ao Lazer, Educação e Culturas Juvenis e suas relações formativas. Inspirou-me lançar elementos que trouxessem para o centro da discussão sobre o Currículo e a formação o que, para nós, é de grande sentido e significado: práticas de lazer em cenários de organização e expressão de culturas juvenis urbanas contemporâneas. É em torno do diálogo com a literatura, com as vivências práticas dos atores sociais, que serão identificados os aspectos que constituem a opção epistemológica desse estudo, na perspectiva de compreender os sentidos e significados atribuídos às práticas de lazer em cenários de organização e expressão de culturas juvenis, tais como os movimentos dos “graffiteiros” e dos “skatistas”.Essa tese tem como objetivo identificar aspectos formativos que suas culturas de lazer veiculam em relação aos “atos de currículo” que experienciam , bem como expressões de práticas de lazer, permitindo dialogar no campo educacional em direção a uma educação cidadã plural. Como procedimentos metodológicos, utilizamos: diálogo com os autores da área; análise de conteúdo dos textos de livros, periódicos e outros; observação e registro das práticas; análise das falas dos atores/jovens pesquisados para re-conhecer os sentidos e significados atribuídos ao lazer e seus conteúdos culturais. Tomamos como base, estudos etnográficos das práticas educativas pautadas na etnopesquisa crítica e, nesse sentido, adotamos uma atitude de investigação que deseja apontar, a partir das conclusões da investigação em pauta, para proposições que podem ser anunciadas no âmbito dos cenários de organização e expressão de culturas juvenis contemporâneas, identificando-as no projeto histórico que desejamos construir para a educação e para as novas políticas públicas juvenis.
Description: 159 f.: il.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9262
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Romilson A. dos Santos.pdf12.42 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA