DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) >
Teses de Doutorado (PPGE) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9171

Title: As novas geografias das culturas, conhecimentos e aprendizagens: ampliando relações entre o território escolar, cidades e redes digitais de informação e comunicação.
Authors: Oliveira, Rosa Meire Carvalho de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Couto, Edvaldo Souza
Keywords: Espaços de aprendizagem;Aprendente Cyborgue;Currículos;Educação não-formal;Tecnologia da informação;Redes
Issue Date: 2011
Abstract: Esta pesquisa trata dos processos de ampliação de fronteiras educativas ancorados no binômio educação-território e suas interfaces com as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Para tanto, são analisadas iniciativas que enfocam práticas edu-cativas que se propõem a extrapolar os muros da escola – o Projeto Cidades Edu-cadoras; algumas experiências do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), uma ONG mineira; bem como o Programa Mais Educação, do governo fe-deral. Foi constituído um amplo diálogo com autores que discutem as temáticas, dentro da perspectiva de estudos críticos e pós-críticos, com vistas a respaldar o enfoque complexo com o qual é desenvolvida esta pesquisa qualitativa de cariz et-nográfico. O objetivo é buscar contribuir para os debates que têm em vista o alarga-mento do campo educativo, no seio de estudos que concebem os limites da escola enquanto espaço privilegiado de formação. O argumento geral é de que, para além dos espaços formais de aprendizagens, vêm se constituindo outras redes polifônicas de saberes, poderes e fazeres, tanto no próprio território das cidades, articuladas à educação formal, não-formal e informal, quanto em redes de caráter global, que po-tencializam a construção do conhecimento colaborativo. O trabalho aponta para a tensão dos processos educativos quando não levam em conta as transformações promovidas pelas tecnologias digitais de base informática, que afetam as culturas, conhecimentos, identidades e valores das novas gerações de aprendentes, aqui compreendidos como ―aprendentes cyborgues‖. Tal noção, nesta tese, tem por obje-tivo também contribuir para o diálogo com o campo educacional, à medida que dis-cute a existência de uma nova sensibilidade promovida pela cibercultura e pelas técnicas, que certamente irão influenciar as questões que os educadores se colocam em relação a que melhor currículo servirá ao atendimento das necessidades de a-prendizagem permanente das novas gerações.
Description: 240 f.: il.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9171
Appears in Collections:Teses de Doutorado (PPGE)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rosa Meire C. de Oliveira.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA