Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9146
metadata.dc.type: Tese
Título : Um horizonte da interpretação: o concertista no universo digital
Autor : Amorim, Felipe de Oliveira
metadata.dc.creator: Amorim, Felipe de Oliveira
Resumen : Este trabalho estuda aspectos da relação entre o concertista e a música eletroacústica sob o ponto de vista do intérprete, tendo o repertório para flauta transversal como base de análise. São apresentadas obras em que a eletroacústica está fixada em um suporte de reprodução de áudio, obras em que o intérprete controla a eletroacústica através de alguma interface e obras em que a eletroacústica é gerada pela máquina no momento da performance. O suporte teórico fornecido por Adorno confronta o repertório com uma teoria de interpretação desenvolvida antes da eletroacústica, que tem como alicerce três pontos: a historicidade intrínseca das obras, a mimese e o aspecto idiomático. O processo de observação deste repertório, através do estudo e performance das obras, levantou uma série de questões e necessidades específicas para a construção de uma interpretação, que quando vistas sob a ótica de Adorno, nos apontam para a compreensão de uma mudança na prática interpretativa, um novo capítulo nesta história, que é a busca pelo equilíbrio e fusão das vozes do intérprete e da eletroacústica.
Palabras clave : música eletrônica - execução
música - interpretação (fraseado, dinâmica, etc)
música
flauta - interpretação
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9146
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Tese (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.