Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9117
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Fatores que influenciam a autonomia do aluno de violão em um curso de licenciatura em música a distancia
Autor : Westermann, Bruno
metadata.dc.creator: Westermann, Bruno
Resumen : Este estudo qualitativo investiga os fatores que influenciam a presença ou ausência de um comportamento autônomo no estudo de violão, em alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Modalidade a distância. Utilizando o desenho metodológico do estudo de caso, foram coletados dados de quatro alunos iniciantes no instrumento quando do início deste curso. Estes dados foram coletados sob diferentes ângulos do ponto de vista dos próprios alunos, dos tutores que trabalham com estes alunos e do próprio pesquisador, a fim de garantir a confiabilidade dos resultados. A partir da revisão de bibliografia, foi possível traçar um breve histórico da Educação a Distância no Brasil, listar algumas iniciativas de ensino de música e de instrumentos musicais nesta modalidade e identificar as pesquisas existentes na área de Educação Musical a Distância. A fundamentação teórica diz respeito aos autores que discutem a questão da autonomia, seja na Educação, Educação Musical ou Educação a Distância. Os resultados apresentados apontam para a capacidade de reflexão sobre a própria produção enquanto alunos de violão, como sendo o principal fator que influencia a autonomia destes alunos.
Palabras clave : Música
música - instrução e estud
violão
ensino a distância
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9117
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao Bruno Westermann.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.