Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9117
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Fatores que influenciam a autonomia do aluno de violão em um curso de licenciatura em música a distancia
Authors: Westermann, Bruno
metadata.dc.creator: Westermann, Bruno
Abstract: Este estudo qualitativo investiga os fatores que influenciam a presença ou ausência de um comportamento autônomo no estudo de violão, em alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Modalidade a distância. Utilizando o desenho metodológico do estudo de caso, foram coletados dados de quatro alunos iniciantes no instrumento quando do início deste curso. Estes dados foram coletados sob diferentes ângulos do ponto de vista dos próprios alunos, dos tutores que trabalham com estes alunos e do próprio pesquisador, a fim de garantir a confiabilidade dos resultados. A partir da revisão de bibliografia, foi possível traçar um breve histórico da Educação a Distância no Brasil, listar algumas iniciativas de ensino de música e de instrumentos musicais nesta modalidade e identificar as pesquisas existentes na área de Educação Musical a Distância. A fundamentação teórica diz respeito aos autores que discutem a questão da autonomia, seja na Educação, Educação Musical ou Educação a Distância. Os resultados apresentados apontam para a capacidade de reflexão sobre a própria produção enquanto alunos de violão, como sendo o principal fator que influencia a autonomia destes alunos.
Keywords: Música
música - instrução e estud
violão
ensino a distância
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9117
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertação (PPGMUS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Bruno Westermann.pdf2,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.