Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8880
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Marca lugar: lições da Nova Zelândia. |
Authors: | Santana, Adriana Campelo |
metadata.dc.creator: | Santana, Adriana Campelo |
Abstract: | Nos últimos anos tem-se observado a existência da percepção da imagem dos países como um ativo poderoso para as economias nacionais. A projeção correta da identidade nacional e da imagem do país pode se tornar um importante instrumento de desenvolvimento econômico. A utilização estratégica deste ativo pode converte-lo numa marca nacional. Uma marca lugar representa um caminho mais curto para decisões econômicas. O desafio consiste em como construir e posicionar esta marca adequadamente de modo que possa resultar em benefícios para o país. O propósito deste trabalho foi compreender o processo de formação e implementação de uma marca lugar, com o objetivo de produzir conhecimentos que sirvam para a implementação de uma marca Bahia.O objeto empírico analisado foi a experiência em construção de marca lugar da Nova Zelândia, nas dimensões turismo, investimentos e educação. Foi adotada a metodologia de estudo de caso. Para obtenção de dados primários foram feitas entrevistas semi-estruturadas através de correio eletrônico. O caso foi analisado considerando-se três aspectos: identidade, ações e comunicação. Como resultado verificou-se que um programa de marca lugar deve refletir a identidade local, deve ser construído a partir de uma base real, e precisa contar com a participação dos vários setores da sociedade. |
Keywords: | marca lugar marca país identidade nacional valor da marca lugar place brand country brand place equity country equity national identity |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8880 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.