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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Marca lugar: lições da Nova Zelândia.
Authors: Santana, Adriana Campelo
metadata.dc.creator: Santana, Adriana Campelo
Abstract: Nos últimos anos tem-se observado a existência da percepção da imagem dos países como um ativo poderoso para as economias nacionais. A projeção correta da identidade nacional e da imagem do país pode se tornar um importante instrumento de desenvolvimento econômico. A utilização estratégica deste ativo pode converte-lo numa marca nacional. Uma marca lugar representa um caminho mais curto para decisões econômicas. O desafio consiste em como construir e posicionar esta marca adequadamente de modo que possa resultar em benefícios para o país. O propósito deste trabalho foi compreender o processo de formação e implementação de uma marca lugar, com o objetivo de produzir conhecimentos que sirvam para a implementação de uma marca Bahia.O objeto empírico analisado foi a experiência em construção de marca lugar da Nova Zelândia, nas dimensões turismo, investimentos e educação. Foi adotada a metodologia de estudo de caso. Para obtenção de dados primários foram feitas entrevistas semi-estruturadas através de correio eletrônico. O caso foi analisado considerando-se três aspectos: identidade, ações e comunicação. Como resultado verificou-se que um programa de marca lugar deve refletir a identidade local, deve ser construído a partir de uma base real, e precisa contar com a participação dos vários setores da sociedade.
Keywords: marca lugar
marca país
identidade nacional
valor da marca lugar
place brand
country brand
place equity
country equity
national identity
Publisher: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8880
Issue Date: 2006
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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