Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8376
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Práticas discursivas de professores em formação e formadores sobre ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras |
Autor : | Correia, Adilson da Silva |
metadata.dc.creator: | Correia, Adilson da Silva |
Resumen : | A pesquisa visou a compreender os sentidos sobre o ensino e aprendizagem de LE presentes nas falas de dez professores de língua inglesa em formação e de dois formadores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Consubstanciado na noção hermenêutica de que o investigador está envolvido historicamente na pesquisa, o estudo se amparou metodologicamente nos parâmetros investigativos interpretativos segundo os procedimentos apresentados por Thompson (2007) e Geertz (1989) e se orientou pelas três fases de análise cultural thompsoniana, a saber: a sócio-histórica, a argumentativa e a reinterpretativa, além de ter-se referenciado na dialogicidade freireana, nos conceitos de “indisciplinaridade” da Linguística Aplicada de Moita Lopes (2006), bem como nas práticas discursivas de Fairclough (2001). A análise permitiu confirmar visões de tendência mercadológica como também o descaso às abordagens interculturalistas e multilinguais nas práticas docentes locais. Por outro lado, o estudo proporcionou vislumbrar o local de pesquisa como sendo favorável ao desenvolvimento de propostas de aprendizagem multilingual, dada a sua organização histórico-cultural. Palavras-chave: Língua estrangeira. Ensino e cultura. Formação de professores. |
Palabras clave : | Língua inglesa. Estudo e ensino. Cultura. Aprendizagem. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8376 |
Fecha de publicación : | 5-feb-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGLL) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adilson da Silva Correia.pdf | 2,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.