Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7836
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Competência em informação na perspectiva da educação continuada: um olhar sob a práxis do profissional da informação |
Autor : | Conceição, Vilma Gravatá da |
metadata.dc.creator: | Conceição, Vilma Gravatá da |
Resumen : | O presente estudo analisa de que maneira as transformações resultantes do avanço científico e tecnológico e o fluxo de informação, disponível na Internet, demandam dos bibliotecários a reconfiguração de seus conhecimentos e habilidades; seu principal objetivo consistiu na identificação de como os conhecimentos adquiridos pelos profissionais da informação, por meio de ações de educação continuada, são aplicados nas suas atividades, favorecendo o desenvolvimento da competência em informação pelos usuários. Identificou-se a educação continuada como uma estratégia que propicia a atualização e a aquisição de habilidades específicas com vistas à competência em informação. A pesquisa possui natureza descritiva e foi desenvolvida por meio do estudo de múltiplos casos e na perspectiva comparatista; seu universo abrangeu a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Instituição 1) e Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurídice Pires de Sant‟Anna da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) (Instituição 2), ambas de natureza pública e localizadas na cidade de Salvador, BA. Comparou-se o desenvolvimento de ações de educação continuada em ambos os espaços. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados e entrevistas; a partir de abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostraram que as duas instituições promovem ações de educação continuada, mas que a Instituição 2 disponibiliza maiores recursos financeiros para a participação dos bibliotecários em eventos. Também se constatou que os bibliotecários em sua maioria buscam educação continuada e desenvolvem ações voltadas para o desenvolvimento da competência em informação, objetivando o atendimento do usuário. Entretanto, no que tange ao desenvolvimento de ações mais detalhadas da competência em informação, nas duas instituições, observou-se que as ações se desenvolvem em quantidade não satisfatória. |
Palabras clave : | Competência em Informação Educação continuada Bibliotecários Usuários |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7836 |
Fecha de publicación : | 2011 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGCI) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertacao apos defesa_para impressao.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.