Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7836
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Competência em informação na perspectiva da educação continuada: um olhar sob a práxis do profissional da informação
Autor : Conceição, Vilma Gravatá da
metadata.dc.creator: Conceição, Vilma Gravatá da
Resumen : O presente estudo analisa de que maneira as transformações resultantes do avanço científico e tecnológico e o fluxo de informação, disponível na Internet, demandam dos bibliotecários a reconfiguração de seus conhecimentos e habilidades; seu principal objetivo consistiu na identificação de como os conhecimentos adquiridos pelos profissionais da informação, por meio de ações de educação continuada, são aplicados nas suas atividades, favorecendo o desenvolvimento da competência em informação pelos usuários. Identificou-se a educação continuada como uma estratégia que propicia a atualização e a aquisição de habilidades específicas com vistas à competência em informação. A pesquisa possui natureza descritiva e foi desenvolvida por meio do estudo de múltiplos casos e na perspectiva comparatista; seu universo abrangeu a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Instituição 1) e Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurídice Pires de Sant‟Anna da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) (Instituição 2), ambas de natureza pública e localizadas na cidade de Salvador, BA. Comparou-se o desenvolvimento de ações de educação continuada em ambos os espaços. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados e entrevistas; a partir de abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostraram que as duas instituições promovem ações de educação continuada, mas que a Instituição 2 disponibiliza maiores recursos financeiros para a participação dos bibliotecários em eventos. Também se constatou que os bibliotecários em sua maioria buscam educação continuada e desenvolvem ações voltadas para o desenvolvimento da competência em informação, objetivando o atendimento do usuário. Entretanto, no que tange ao desenvolvimento de ações mais detalhadas da competência em informação, nas duas instituições, observou-se que as ações se desenvolvem em quantidade não satisfatória.
Palabras clave : Competência em Informação
Educação continuada
Bibliotecários
Usuários
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7836
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCI)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertacao apos defesa_para impressao.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.