Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7836
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Competência em informação na perspectiva da educação continuada: um olhar sob a práxis do profissional da informação
Authors: Conceição, Vilma Gravatá da
metadata.dc.creator: Conceição, Vilma Gravatá da
Abstract: O presente estudo analisa de que maneira as transformações resultantes do avanço científico e tecnológico e o fluxo de informação, disponível na Internet, demandam dos bibliotecários a reconfiguração de seus conhecimentos e habilidades; seu principal objetivo consistiu na identificação de como os conhecimentos adquiridos pelos profissionais da informação, por meio de ações de educação continuada, são aplicados nas suas atividades, favorecendo o desenvolvimento da competência em informação pelos usuários. Identificou-se a educação continuada como uma estratégia que propicia a atualização e a aquisição de habilidades específicas com vistas à competência em informação. A pesquisa possui natureza descritiva e foi desenvolvida por meio do estudo de múltiplos casos e na perspectiva comparatista; seu universo abrangeu a Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Instituição 1) e Biblioteca de Ciências Biomédicas Eurídice Pires de Sant‟Anna da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) (Instituição 2), ambas de natureza pública e localizadas na cidade de Salvador, BA. Comparou-se o desenvolvimento de ações de educação continuada em ambos os espaços. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários semiestruturados e entrevistas; a partir de abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostraram que as duas instituições promovem ações de educação continuada, mas que a Instituição 2 disponibiliza maiores recursos financeiros para a participação dos bibliotecários em eventos. Também se constatou que os bibliotecários em sua maioria buscam educação continuada e desenvolvem ações voltadas para o desenvolvimento da competência em informação, objetivando o atendimento do usuário. Entretanto, no que tange ao desenvolvimento de ações mais detalhadas da competência em informação, nas duas instituições, observou-se que as ações se desenvolvem em quantidade não satisfatória.
Keywords: Competência em Informação
Educação continuada
Bibliotecários
Usuários
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7836
Issue Date: 2011
Appears in Collections:Dissertação (PPGCI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao apos defesa_para impressao.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.