Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6866
metadata.dc.type: Tese
Título : A abordagem AME – Apreciação Musical Expressiva – como elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música
Autor : Bastião, Zuraida Abud
metadata.dc.creator: Bastião, Zuraida Abud
Resumen : Esta pesquisa de doutorado investigou a influência de uma proposta de orientação docente com ênfase em apreciação musical no desenvolvimento de articulações entre teoria e prática durante o estágio de uma estudante do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal da Bahia, UFBA. Usando um estudo de caso, a pesquisa desenvolveu e aplicou uma abordagem intitulada AME - Apreciação Musical Expressiva -, tendo a abordagem PONTES como referencial teórico. Os dados foram coletados durante o período de treinamento realizado em uma escola particular de Salvador, BA. Após cruzar os métodos (autobiografia, entrevista, relatório, questionários, memorandos, diários de campo, registros de vídeo) e fontes de dados (pesquisadora, estagiária, alunos do ensino fundamental, dirigentes escolares, professores da banca examinadora), constatou-se que a orientação docente baseada na abordagem AME influenciou significativamente o processo de mediação entre teoria e prática no estágio curricular da estudante. O apoio do referencial teórico da abordagem PONTES foi fundamental para a práxis pedagógica da estagiária, ou seja, para aproximar, estreitar as relações, fazer com que ela estabelecesse contatos didáticos eficientes com o contexto educacional e com os alunos em sala de aula, como também para que a estagiária refletisse sobre a sua própria prática. Este trabalho oferece suporte para outras aplicações da abordagem AME, para o desenvolvimento da abordagem PONTES na área específica de formação de professores de música e para a inclusão qualificada e sistemática da apreciação musical no contexto da educação básica brasileira.
Palabras clave : Apreciação musical
Articulações pedagógicas
Formação de professores
Estágio
Estudo de caso
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6866
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Tese (PPGMUS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese Doutorado Zuraida.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.