Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6866
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Alda de Jesus-
dc.contributor.authorBastião, Zuraida Abud-
dc.creatorBastião, Zuraida Abud-
dc.date.accessioned2012-10-04T14:44:06Z-
dc.date.available2012-10-04T14:44:06Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6866-
dc.description293p.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de doutorado investigou a influência de uma proposta de orientação docente com ênfase em apreciação musical no desenvolvimento de articulações entre teoria e prática durante o estágio de uma estudante do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal da Bahia, UFBA. Usando um estudo de caso, a pesquisa desenvolveu e aplicou uma abordagem intitulada AME - Apreciação Musical Expressiva -, tendo a abordagem PONTES como referencial teórico. Os dados foram coletados durante o período de treinamento realizado em uma escola particular de Salvador, BA. Após cruzar os métodos (autobiografia, entrevista, relatório, questionários, memorandos, diários de campo, registros de vídeo) e fontes de dados (pesquisadora, estagiária, alunos do ensino fundamental, dirigentes escolares, professores da banca examinadora), constatou-se que a orientação docente baseada na abordagem AME influenciou significativamente o processo de mediação entre teoria e prática no estágio curricular da estudante. O apoio do referencial teórico da abordagem PONTES foi fundamental para a práxis pedagógica da estagiária, ou seja, para aproximar, estreitar as relações, fazer com que ela estabelecesse contatos didáticos eficientes com o contexto educacional e com os alunos em sala de aula, como também para que a estagiária refletisse sobre a sua própria prática. Este trabalho oferece suporte para outras aplicações da abordagem AME, para o desenvolvimento da abordagem PONTES na área específica de formação de professores de música e para a inclusão qualificada e sistemática da apreciação musical no contexto da educação básica brasileira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectApreciação musicalpt_BR
dc.subjectArticulações pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleA abordagem AME – Apreciação Musical Expressiva – como elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de músicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Doutorado Zuraida.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.