Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6866
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Alda de Jesus | - |
dc.contributor.author | Bastião, Zuraida Abud | - |
dc.creator | Bastião, Zuraida Abud | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-04T14:44:06Z | - |
dc.date.available | 2012-10-04T14:44:06Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6866 | - |
dc.description | 293p. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de doutorado investigou a influência de uma proposta de orientação docente com ênfase em apreciação musical no desenvolvimento de articulações entre teoria e prática durante o estágio de uma estudante do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal da Bahia, UFBA. Usando um estudo de caso, a pesquisa desenvolveu e aplicou uma abordagem intitulada AME - Apreciação Musical Expressiva -, tendo a abordagem PONTES como referencial teórico. Os dados foram coletados durante o período de treinamento realizado em uma escola particular de Salvador, BA. Após cruzar os métodos (autobiografia, entrevista, relatório, questionários, memorandos, diários de campo, registros de vídeo) e fontes de dados (pesquisadora, estagiária, alunos do ensino fundamental, dirigentes escolares, professores da banca examinadora), constatou-se que a orientação docente baseada na abordagem AME influenciou significativamente o processo de mediação entre teoria e prática no estágio curricular da estudante. O apoio do referencial teórico da abordagem PONTES foi fundamental para a práxis pedagógica da estagiária, ou seja, para aproximar, estreitar as relações, fazer com que ela estabelecesse contatos didáticos eficientes com o contexto educacional e com os alunos em sala de aula, como também para que a estagiária refletisse sobre a sua própria prática. Este trabalho oferece suporte para outras aplicações da abordagem AME, para o desenvolvimento da abordagem PONTES na área específica de formação de professores de música e para a inclusão qualificada e sistemática da apreciação musical no contexto da educação básica brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Apreciação musical | pt_BR |
dc.subject | Articulações pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.title | A abordagem AME – Apreciação Musical Expressiva – como elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Doutorado Zuraida.pdf | 3,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.