Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5143
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Habilidades sociais de estudantes de Psicologia: um estudo multicêntrico |
Otros títulos : | Psicologia: Reflexão e Crítica |
Autor : | Del Prette, Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Almir Barreto, Maria Cecília Mendes Bandeira, Marina Rios-Saldaña, Maria Refugio Ulian, Ana Lucia Alcântara Oliveira Gerk-Carneiro, Eliane Falcone, Eliane Mary de O. Villa, Miriam Bratfisch |
metadata.dc.creator: | Del Prette, Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Almir Barreto, Maria Cecília Mendes Bandeira, Marina Rios-Saldaña, Maria Refugio Ulian, Ana Lucia Alcântara Oliveira Gerk-Carneiro, Eliane Falcone, Eliane Mary de O. Villa, Miriam Bratfisch |
Resumen : | Habilidades sociais que ocorrem com alta freqüência e pouca variabilidade podem ser consideradas como padrões, sugerindo características da cultura ou subcultura que são importantes na seleção de instrumentos de avaliação e no planejamento de intervenções. Este trabalho buscou caracterizar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Psicologia com base em amostras de 4 localidades: São Paulo (SP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ), verificando diferenças entre elas, inclusive em termos da influência do sexo e idade. Quinhentos e sessenta e quatro estudantes responderam 1 inventário de auto-relato IHS- Del-Prette & A. Del Prette, 2001, cujos itens agrupavam-se em 5 fatores: F1) enfrentamento e auto-afirmação; F2) expressão de afeto positivo; F3) conversação e desenvoltura social; F4) auto-exposição a desconhecidos e situações novas; e F5) autocontrole da agressividade. Com base no escore geral (EG) e escores fatoriais (F1, F2, Fe, F4 e F5), foram efetuadas análises comparativas por localidade e, em cada uma delas, por sexo e idade (ANOVA seguida de teste t ou Scheffé). Os resultados indicaram que: a) os estudantes de Psicologia apresentaram escores mais altos que os da amostra normativa no EG, F1, F3 e F4 e inferiores no F2 e F5, mas as diferenças de sexo seguiram os padrões normativos; b) houve influência da localidade, sexo e idade sobre os escores, com interação local-sexo e local-idade; c) as amostra de MG, BA, RJ e SP apresentaram perfil semelhante para F3 e F4, mas RJ apresentou escores mais altos no F1, MG e SP no F2 e F5; d) houve mais diferenças de gênero na BA e menos no RJ; e) as diferenças de idade ocorreram no F4 (favoráveis aos mais novos para SP) e no F5 (favoráveis aos mais velhos para BA e RJ). Discute-se as diferenças e semelhanças encontradas, levantando-se hipóteses e questões para pesquisa adicionais. |
Palabras clave : | Habilidades sociais cultura estudantes de Psicologia escalas de avaliação Social skills culture Psychology undergraduates evaluation scales |
Editorial : | Psicologia: Reflexão e Crítica |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5143 |
Fecha de publicación : | 2004 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GGGGGGGGGGGG.pdf | 182,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.