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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDel Prette, Zilda Aparecida Pereira-
dc.contributor.authorDel Prette, Almir-
dc.contributor.authorBarreto, Maria Cecília Mendes-
dc.contributor.authorBandeira, Marina-
dc.contributor.authorRios-Saldaña, Maria Refugio-
dc.contributor.authorUlian, Ana Lucia Alcântara Oliveira-
dc.contributor.authorGerk-Carneiro, Eliane-
dc.contributor.authorFalcone, Eliane Mary de O.-
dc.contributor.authorVilla, Miriam Bratfisch-
dc.creatorDel Prette, Zilda Aparecida Pereira-
dc.creatorDel Prette, Almir-
dc.creatorBarreto, Maria Cecília Mendes-
dc.creatorBandeira, Marina-
dc.creatorRios-Saldaña, Maria Refugio-
dc.creatorUlian, Ana Lucia Alcântara Oliveira-
dc.creatorGerk-Carneiro, Eliane-
dc.creatorFalcone, Eliane Mary de O.-
dc.creatorVilla, Miriam Bratfisch-
dc.date.accessioned2012-01-12T16:59:43Z-
dc.date.available2012-01-12T16:59:43Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.issn0102-7972-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5143-
dc.description.abstractHabilidades sociais que ocorrem com alta freqüência e pouca variabilidade podem ser consideradas como padrões, sugerindo características da cultura ou subcultura que são importantes na seleção de instrumentos de avaliação e no planejamento de intervenções. Este trabalho buscou caracterizar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Psicologia com base em amostras de 4 localidades: São Paulo (SP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ), verificando diferenças entre elas, inclusive em termos da influência do sexo e idade. Quinhentos e sessenta e quatro estudantes responderam 1 inventário de auto-relato IHS- Del-Prette & A. Del Prette, 2001, cujos itens agrupavam-se em 5 fatores: F1) enfrentamento e auto-afirmação; F2) expressão de afeto positivo; F3) conversação e desenvoltura social; F4) auto-exposição a desconhecidos e situações novas; e F5) autocontrole da agressividade. Com base no escore geral (EG) e escores fatoriais (F1, F2, Fe, F4 e F5), foram efetuadas análises comparativas por localidade e, em cada uma delas, por sexo e idade (ANOVA seguida de teste t ou Scheffé). Os resultados indicaram que: a) os estudantes de Psicologia apresentaram escores mais altos que os da amostra normativa no EG, F1, F3 e F4 e inferiores no F2 e F5, mas as diferenças de sexo seguiram os padrões normativos; b) houve influência da localidade, sexo e idade sobre os escores, com interação local-sexo e local-idade; c) as amostra de MG, BA, RJ e SP apresentaram perfil semelhante para F3 e F4, mas RJ apresentou escores mais altos no F1, MG e SP no F2 e F5; d) houve mais diferenças de gênero na BA e menos no RJ; e) as diferenças de idade ocorreram no F4 (favoráveis aos mais novos para SP) e no F5 (favoráveis aos mais velhos para BA e RJ). Discute-se as diferenças e semelhanças encontradas, levantando-se hipóteses e questões para pesquisa adicionais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectculturapt_BR
dc.subjectestudantes de Psicologiapt_BR
dc.subjectescalas de avaliaçãopt_BR
dc.subjectSocial skillspt_BR
dc.subjectculturept_BR
dc.subjectPsychology undergraduatespt_BR
dc.subjectevaluation scalespt_BR
dc.titleHabilidades sociais de estudantes de Psicologia: um estudo multicêntricopt_BR
dc.title.alternativePsicologia: Reflexão e Críticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubPorto Alegrept_BR
dc.identifier.numberv.17, n.3pt_BR
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