Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3546
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | O ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacional |
Other Titles: | Revista Brasileira de Educação Médica |
Authors: | Athanazio, Daniel Abensur Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra Bôaventura, Camila Silva Athanazio, Paulo Roberto Fontes |
metadata.dc.creator: | Athanazio, Daniel Abensur Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra Bôaventura, Camila Silva Athanazio, Paulo Roberto Fontes |
Abstract: | INTRODUÇÃO: O ensino da Patologia tem papel fundamental na formação médica, por ser o principal elo entre as ciências básicas e a prática clínica, assim como referência para a pesquisa científica. A Patologia insere-se no grupo de disciplinas que passam por um processo de mudanças curriculares e incorporação de novas tecnologias, sendo tal processo iniciado há duas décadas nos EUA, Austrália e Europa. OBJETIVO: Discutir as vantagens e desvantagens das mudanças que atingem o ensino da Patologia no País, a partir da experiência internacional. RESULTADOS: Na presente revisão, discutimos preocupações atuais, que incluem a marginalização da Patologia no currículo médico, a falta de contato dos estudantes com a Anatomia Patológica e as possíveis lacunas na formação do futuro médico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ausência de contato com a Anatomia Patológica no curso médico, ou sua participação meramente ilustrativa, cria os problemas adicionais de pouco incentivo à escolha desta especialidade médica e gera a dificuldade dos novos médicos em lidar com solicitações e interpretações de laudos anatomopatológicos. |
Keywords: | Patologia Estudantes de medicina Educação médica Pathology Medical students Medical education |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3546 |
Issue Date: | 2009 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.