Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3546
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacional
Other Titles: Revista Brasileira de Educação Médica
Authors: Athanazio, Daniel Abensur
Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra
Bôaventura, Camila Silva
Athanazio, Paulo Roberto Fontes
metadata.dc.creator: Athanazio, Daniel Abensur
Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra
Bôaventura, Camila Silva
Athanazio, Paulo Roberto Fontes
Abstract: INTRODUÇÃO: O ensino da Patologia tem papel fundamental na formação médica, por ser o principal elo entre as ciências básicas e a prática clínica, assim como referência para a pesquisa científica. A Patologia insere-se no grupo de disciplinas que passam por um processo de mudanças curriculares e incorporação de novas tecnologias, sendo tal processo iniciado há duas décadas nos EUA, Austrália e Europa. OBJETIVO: Discutir as vantagens e desvantagens das mudanças que atingem o ensino da Patologia no País, a partir da experiência internacional. RESULTADOS: Na presente revisão, discutimos preocupações atuais, que incluem a marginalização da Patologia no currículo médico, a falta de contato dos estudantes com a Anatomia Patológica e as possíveis lacunas na formação do futuro médico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ausência de contato com a Anatomia Patológica no curso médico, ou sua participação meramente ilustrativa, cria os problemas adicionais de pouco incentivo à escolha desta especialidade médica e gera a dificuldade dos novos médicos em lidar com solicitações e interpretações de laudos anatomopatológicos.
Keywords: Patologia
Estudantes de medicina
Educação médica
Pathology
Medical students
Medical education
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3546
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
07.pdf107,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.