Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Athanazio, Daniel Abensur | - |
dc.contributor.author | Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra | - |
dc.contributor.author | Bôaventura, Camila Silva | - |
dc.contributor.author | Athanazio, Paulo Roberto Fontes | - |
dc.creator | Athanazio, Daniel Abensur | - |
dc.creator | Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra | - |
dc.creator | Bôaventura, Camila Silva | - |
dc.creator | Athanazio, Paulo Roberto Fontes | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-26T13:13:39Z | - |
dc.date.available | 2011-10-26T13:13:39Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.issn | 0100-5502 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3546 | - |
dc.description | P. 49 – 54,Jan./Mar. | pt_BR |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: O ensino da Patologia tem papel fundamental na formação médica, por ser o principal elo entre as ciências básicas e a prática clínica, assim como referência para a pesquisa científica. A Patologia insere-se no grupo de disciplinas que passam por um processo de mudanças curriculares e incorporação de novas tecnologias, sendo tal processo iniciado há duas décadas nos EUA, Austrália e Europa. OBJETIVO: Discutir as vantagens e desvantagens das mudanças que atingem o ensino da Patologia no País, a partir da experiência internacional. RESULTADOS: Na presente revisão, discutimos preocupações atuais, que incluem a marginalização da Patologia no currículo médico, a falta de contato dos estudantes com a Anatomia Patológica e as possíveis lacunas na formação do futuro médico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ausência de contato com a Anatomia Patológica no curso médico, ou sua participação meramente ilustrativa, cria os problemas adicionais de pouco incentivo à escolha desta especialidade médica e gera a dificuldade dos novos médicos em lidar com solicitações e interpretações de laudos anatomopatológicos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Patologia | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Pathology | pt_BR |
dc.subject | Medical students | pt_BR |
dc.subject | Medical education | pt_BR |
dc.title | O ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacional | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Brasileira de Educação Médica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 33, n. 1. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
07.pdf | 107,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.