Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAthanazio, Daniel Abensur-
dc.contributor.authorNeves, Flávia Branco Cerqueira Serra-
dc.contributor.authorBôaventura, Camila Silva-
dc.contributor.authorAthanazio, Paulo Roberto Fontes-
dc.creatorAthanazio, Daniel Abensur-
dc.creatorNeves, Flávia Branco Cerqueira Serra-
dc.creatorBôaventura, Camila Silva-
dc.creatorAthanazio, Paulo Roberto Fontes-
dc.date.accessioned2011-10-26T13:13:39Z-
dc.date.available2011-10-26T13:13:39Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn0100-5502-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3546-
dc.descriptionP. 49 – 54,Jan./Mar.pt_BR
dc.description.abstractINTRODUÇÃO: O ensino da Patologia tem papel fundamental na formação médica, por ser o principal elo entre as ciências básicas e a prática clínica, assim como referência para a pesquisa científica. A Patologia insere-se no grupo de disciplinas que passam por um processo de mudanças curriculares e incorporação de novas tecnologias, sendo tal processo iniciado há duas décadas nos EUA, Austrália e Europa. OBJETIVO: Discutir as vantagens e desvantagens das mudanças que atingem o ensino da Patologia no País, a partir da experiência internacional. RESULTADOS: Na presente revisão, discutimos preocupações atuais, que incluem a marginalização da Patologia no currículo médico, a falta de contato dos estudantes com a Anatomia Patológica e as possíveis lacunas na formação do futuro médico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ausência de contato com a Anatomia Patológica no curso médico, ou sua participação meramente ilustrativa, cria os problemas adicionais de pouco incentivo à escolha desta especialidade médica e gera a dificuldade dos novos médicos em lidar com solicitações e interpretações de laudos anatomopatológicos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPatologiapt_BR
dc.subjectEstudantes de medicinapt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectPathologypt_BR
dc.subjectMedical studentspt_BR
dc.subjectMedical educationpt_BR
dc.titleO ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacionalpt_BR
dc.title.alternativeRevista Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv. 33, n. 1.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
07.pdf107,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.