Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3497
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | O conceito de "campo" em sala de aula - uma abordagem histórico-conceitual |
Otros títulos : | Revista Brasileira de Ensino de Física |
Autor : | Rocha, José Fernando Moura |
metadata.dc.creator: | Rocha, José Fernando Moura |
Resumen : | O conceito de campo é uma das idéias fundamentais da física e pode motivar um rico debate em sala de aula sobre as noções básicas desta ciência. Apesar de sua importância, quando o mesmo é apresentado em sala de aula geralmente somente seus aspectos matemático-conceituais são enfatizados deixando-se em segundo plano os aspectos histórico-conceituais, quando estes não são simplesmente ignorados. Neste trabalho, pretendemos mostrar que uma apresentação com ênfase apenas matemático-conceitual deste conceito não explora toda a sua potencialidade. Com tal propósito, primeiro consideramos a noção de campo como algo responsável pela mediação de interação entre os corpos e depois tratamos a noção de campo como uma função matemática das coordenadas e do tempo. Em seguida, mostramos que o conceito de campo, na forma que o entendemos hoje, resultou de um complexo processo de fusão destas duas concepções. |
Palabras clave : | Campo, éter ensino de física história da física field ether physics teaching history of physics |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3497 |
Fecha de publicación : | abr-2009 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (FIS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
v31n1a13.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.