Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3497
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : O conceito de "campo" em sala de aula - uma abordagem histórico-conceitual
Otros títulos : Revista Brasileira de Ensino de Física
Autor : Rocha, José Fernando Moura
metadata.dc.creator: Rocha, José Fernando Moura
Resumen : O conceito de campo é uma das idéias fundamentais da física e pode motivar um rico debate em sala de aula sobre as noções básicas desta ciência. Apesar de sua importância, quando o mesmo é apresentado em sala de aula geralmente somente seus aspectos matemático-conceituais são enfatizados deixando-se em segundo plano os aspectos histórico-conceituais, quando estes não são simplesmente ignorados. Neste trabalho, pretendemos mostrar que uma apresentação com ênfase apenas matemático-conceitual deste conceito não explora toda a sua potencialidade. Com tal propósito, primeiro consideramos a noção de campo como algo responsável pela mediação de interação entre os corpos e depois tratamos a noção de campo como uma função matemática das coordenadas e do tempo. Em seguida, mostramos que o conceito de campo, na forma que o entendemos hoje, resultou de um complexo processo de fusão destas duas concepções.
Palabras clave : Campo,
éter
ensino de física
história da física
field
ether
physics teaching
history of physics
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3497
Fecha de publicación : abr-2009
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FIS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
v31n1a13.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.