Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, José Fernando Moura-
dc.creatorRocha, José Fernando Moura-
dc.date.accessioned2011-10-24T12:42:38Z-
dc.date.available2011-10-24T12:42:38Z-
dc.date.issued2009-04-
dc.identifier.issn1806-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3497-
dc.descriptionP. 1604.1-1604.17.pt_BR
dc.description.abstractO conceito de campo é uma das idéias fundamentais da física e pode motivar um rico debate em sala de aula sobre as noções básicas desta ciência. Apesar de sua importância, quando o mesmo é apresentado em sala de aula geralmente somente seus aspectos matemático-conceituais são enfatizados deixando-se em segundo plano os aspectos histórico-conceituais, quando estes não são simplesmente ignorados. Neste trabalho, pretendemos mostrar que uma apresentação com ênfase apenas matemático-conceitual deste conceito não explora toda a sua potencialidade. Com tal propósito, primeiro consideramos a noção de campo como algo responsável pela mediação de interação entre os corpos e depois tratamos a noção de campo como uma função matemática das coordenadas e do tempo. Em seguida, mostramos que o conceito de campo, na forma que o entendemos hoje, resultou de um complexo processo de fusão destas duas concepções.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCampo,pt_BR
dc.subjectéterpt_BR
dc.subjectensino de físicapt_BR
dc.subjecthistória da físicapt_BR
dc.subjectfieldpt_BR
dc.subjectetherpt_BR
dc.subjectphysics teachingpt_BR
dc.subjecthistory of physicspt_BR
dc.titleO conceito de "campo" em sala de aula - uma abordagem histórico-conceitualpt_BR
dc.title.alternativeRevista Brasileira de Ensino de Físicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.numberv. 31, n. 1.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FIS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
v31n1a13.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.