Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33064
metadata.dc.type: Tese
Title: A proposta educacional de Anísio Teixeira para a escola parque da década de 1950 – aplicação a modelagem digital.
Authors: Santos, Ednei Otávio da Purificação
metadata.dc.creator: Santos, Ednei Otávio da Purificação
Abstract: Esta tese tem como objetivo a difusão e apreensão da proposta pedagógica original de Anísio Teixeira para o projeto da escola parque dos anos de 1950. A pesquisa fundamenta-se nos princípios teóricos da filosofia de linguagem de Mikhail Bakhtin (2003), a polifonia e a dialogia, e na psicologia da arte de Lev Vygotsky (2009) como suportes básicos para seu desenvolvimento. Realizada a partir da metodologia Pesquisa-Aplicação, ou Design-Based Research (DBR), trazida por Matta, Silva e Boaventura (2014), a tese articula-se de modo colaborativo com a comunidade de pesquisadores do intelectual caetitense e com os acervos referentes aos projetos pedagógicos de Anísio Teixeira. Além de homenagear o educador baiano e resgatar uma importante parte da história da educação da Bahia e do Brasil, o estudo promove a difusão deste conhecimento ao desenvolver uma aplicação de museu virtual participativo com a proposta educacional de Anísio Teixeira para os parques escolares, contribuindo com as tecnologias da informação e da comunicação. O Museu Virtual da Escola Parque da década de 1950 (MVEP1950) é uma aplicação tipo modelagem digital, online, virtual e interativa, construída através da epistemologia sociointeracionista da práxis, dialética e interdisciplinar, a partir do acervo produzido com a História Pública e com o Design Cognitivo (Matta, 2005).
ABSTRACT This thesis aims to disseminate and apprehend Anísio Teixeira's original pedagogical proposal for the park school project in the 1950s. The research is based on the theoretical principles of Mikhail Bakhtin's (2003) language philosophy, polyphony and dialogism, and in the psychology of art by Vygotsky (2009) as basic supports for its development. Based on the Research-Application, or Design-Based Research (DBR) methodology, brought by Matta, Silva and Boaventura (2014), the thesis collaboratively articulates with the intellectual research community and with the collections related to the projects pedagogical activities of Anísio Teixeira. In addition to paying homage to the bahian educator and rescuing an important part of the history of education in Bahia and Brazil, the study promotes the dissemination of this knowledge by developing a participatory virtual museum application with Anísio Teixeira's educational proposal for school parks, contributing to information and communication technologies. The Virtual Museum of the Park School of the 1950s (MVEP1950) is a digital, online, virtual and interactive modeling solution, built through the epistemology of praxis social interactionism, dialectic and interdisciplinary, from the collection produced with Public History and with the Cognitive Design (Matta, 2005).
Keywords: Design Cognitivo
Museu Virtual
Anísio Teixeira
Pesquisa-Aplicação DBR
Educação - Bahia - História
Teixeira, Anísio, 1900 - 1971 - Carreira na Educação
Projeto pedagógico - Pesquisa
Museus virtuais
Cognitive Design
Virtual Museum
Research-Application DBR
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
História
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33064
Issue Date: 19-Mar-2021
Appears in Collections:Tese (PPGDC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseEdneiOPSantos2020_VersaoFinalOK.pdf7,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.