DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32995

Title: Interface educação e saúde: concepções controvérsias sobre o TDAH
Authors: Abdon, Camila Jones
???metadata.dc.contributor.advisor???: Ribeiro, Maria Izabel Souza
Keywords: TDAH;Concepção;Medicalização
Issue Date: 9-Mar-2021
Abstract: O trabalho monográfico que se segue possui como objeto de estudo o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). De natureza qualitativa,objetivou identificar qual a concepção sobre o TDAH dos profissionais especializados que trabalham com esse Transtorno na perspectiva de contribuir para a formação dos profissionais de educação. O estudo se deu através de um contexto de vida real no qual entrevistas foram aplicadas com psicólogos, psiquiatras e fonoaudiólogos; esses expuseram suas concepções a respeito do “transtorno” ou suposto transtorno para alguns, tendo assim, controvérsias a serem debatidas. Esse trabalho expõe também opiniões de diversos autores sobre a medicalização e os efeitos dessa para o desenvolvimento escolar. Como resultado do trabalho de pesquisa teórico e empírico se observou, no que diz respeito à concepção, diagnóstico, tratamento ou até a própria existência do TDAH, que ainda não se tem comprovações científicas suficientes que argumentem tal existência. Portanto, tema polêmico e de grande relevância para a reflexão no âmbito da educação e da saúde.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32995
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
MONOGRAFIA CAMILA JONES ABDON.pdf460.29 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA