DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32580

Title: Ludicidade e educação infantil: reflexões teóricas sobre relevâncias e pertinências curriculares
Authors: Barata, Alfa Naira de Moraes
???metadata.dc.contributor.advisor???: Macedo, Roberto Sidnei Alves
Keywords: Ludicidade;Educação infantil;Currículo;Ludic culture;Early childhood education;Curriculum directives
Issue Date: 8-Jan-2021
Abstract: O presente trabalho visa à análise da relação entre ludicidade e educação infantil, propondo uma reflexão que parte da relevância da ludicidade no desenvolvimento da criança para destacar a importância de sua apropriação pelo currículo da educação infantil. Através do estudo das concepções de ludicidade e da análise denotativa dos conceitos que desta se desdobram, tais como brincadeira e jogo. A pesquisa recupera o conhecimento sobre a evolução história da ludicidade, infância e educação infantil, estabelecendo uma relação com as propostas pedagógicas atreladas à cada fase histórica; e aponta as relevâncias e pertinências curriculares da apropriação da ludicidade pela educação infantil; concluindo com a consideração do currículo como o espaço de viabilização dessa apropriação.
This paper aims to investigate the relationship between playfulness experience and child´s learning process, and proposing a reflection about the importance of ludic culture in the child's development and highlighting the importance of apropriate it in the curriculum directives for early childhood education. By studying the definition of playfulness and games, which are analogous concepts that unfold of the main theme, this research retrieves knowledge about the historic evolution of ludic culture, of childhood and of early childhood education, establishing a relationship with the pedagogical proposals tied to each historical period, and pointing out the relevance and pertinence of the apropriation of ludic culture in Curriculum Directives for early childhood education, concluding with the consideration of the viability of this apropriation.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32580
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ALFA NAIRA DE MORAES BARATA.pdf234.47 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA