Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32502
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O TDAH e desempenho escolar: um estudo de caso
Autor(es): Oliveira, Vanusia Alves de
Autor(es): Oliveira, Vanusia Alves de
Abstract: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o desempenho escolar obtido pelos alunos com diagnóstico do TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. O interesse pelo tema surgiu desde 2008 quando fiz um estágio em uma escola que pratica educação inclusiva. A minha função como estagiária era auxiliar os alunos do tempo integral e em especial duas alunas com o diagnóstico do TDAH e outra só com dislexia, nas suas atividades pedagógicas. Como houve uma melhora no desempenho escolar da aluna fui contratada pela família neste ano letivo (2009) para continuar o acompanhamento com ela, dessa vez em sua casa, conforme orientação de sua psicopedagoga, pois lá teria menos elementos distratores. Com o intuito de investigar os fatores que proporcionaram a mudança no comportamento que culminaram com o aprendizado da referida aluna e como estes puderam contribuir para o seu desenvolvimento escolar este estudo tem por objetivo compreender como as influências da escola e do professor podem contribuir para o aprendizado de pessoas com o diagnóstico do TDAH. O referencial teórico foi construído com base em: MATTOS (2003). COUTINHO E MOREIRA (2004), CARDOSO (2007), SILVA (2009) e outros autores. O método utilizado foi análise de conteúdo obtido a partir de informações contidas no instrumento utilizado para coleta de dados: um questionário aberto com nove questões onde foram considerados três aspectos principais, na ordem: Conhecimento de si a partir do diagnóstico; implicações do TDAH no desempenho escolar e por fim o olhar do voluntário em relação á prática pedagógica. Os sujeitos da pesquisa foram: a aluna citada anteriormente e sua linha genealógica matriarcal até a terceira geração, todos com diagnóstico de TDAH.
Palavras-chave: Aluno
Professor
Escola
Co-morbidades
Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH)
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32502
Data do documento: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf219,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.