https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32502
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O TDAH e desempenho escolar: um estudo de caso |
Autor(es): | Oliveira, Vanusia Alves de |
Autor(es): | Oliveira, Vanusia Alves de |
Abstract: | A presente pesquisa tem por objetivo analisar o desempenho escolar obtido pelos alunos com diagnóstico do TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. O interesse pelo tema surgiu desde 2008 quando fiz um estágio em uma escola que pratica educação inclusiva. A minha função como estagiária era auxiliar os alunos do tempo integral e em especial duas alunas com o diagnóstico do TDAH e outra só com dislexia, nas suas atividades pedagógicas. Como houve uma melhora no desempenho escolar da aluna fui contratada pela família neste ano letivo (2009) para continuar o acompanhamento com ela, dessa vez em sua casa, conforme orientação de sua psicopedagoga, pois lá teria menos elementos distratores. Com o intuito de investigar os fatores que proporcionaram a mudança no comportamento que culminaram com o aprendizado da referida aluna e como estes puderam contribuir para o seu desenvolvimento escolar este estudo tem por objetivo compreender como as influências da escola e do professor podem contribuir para o aprendizado de pessoas com o diagnóstico do TDAH. O referencial teórico foi construído com base em: MATTOS (2003). COUTINHO E MOREIRA (2004), CARDOSO (2007), SILVA (2009) e outros autores. O método utilizado foi análise de conteúdo obtido a partir de informações contidas no instrumento utilizado para coleta de dados: um questionário aberto com nove questões onde foram considerados três aspectos principais, na ordem: Conhecimento de si a partir do diagnóstico; implicações do TDAH no desempenho escolar e por fim o olhar do voluntário em relação á prática pedagógica. Os sujeitos da pesquisa foram: a aluna citada anteriormente e sua linha genealógica matriarcal até a terceira geração, todos com diagnóstico de TDAH. |
Palavras-chave: | Aluno Professor Escola Co-morbidades Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32502 |
Data do documento: | 18-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf | 219,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.