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http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32487
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Title: | Abrindo caminhos: jovens mulheres no trânsitos entre aprender e ensinar dança |
Authors: | Ornelas, Ana Cláudia Andrade |
???metadata.dc.contributor.advisor???: | Aquino, Rita Ferreira de |
Keywords: | Dança;Ensino-aprendizagem;Mulheres |
Issue Date: | 15-Dec-2020 |
Abstract: | A pesquisa propõe analisar as experiências de jovens educadoras e educandas de
dança, a partir das transformações que ocorrem no trânsito entre o aprender e o
ensinar, colocando em relevo o modo como estas experiências contribuem para
construção de marcos éticos, com base em princípios comunitários, emancipatórios
e de cidadania. Tais experiências (LARROSA, 2016) corroboram para o
fortalecimento da dimensão política e atitudinal nestas jovens nas comunidades
das quais participam. É no exercício permanente do aprender (ASSMANN, 1998)
que modificam o modo como vêm o mundo, a sociedade, o corpo, a dança. Os
temas nucleares da pesquisa são os processos de ensino-aprendizagens em
dança, relacionando-os com a proposição de emancipação e educação libertadora
trazidas por Rancière (2002) e Freire (1967, 1980, 1996). Em uma perspectiva
comunitária, discuto os elos que se formam por meio do aprender, como
comunidades de sentido (BRANDÃO, 2016), em diálogo com a noção de
corpomídia (KATZ & GREINER, 2005). Destaco os estudos do feminismo negro
(DAVIS, 2016, 2018; HOOKS, 2013; RIBEIRO, 2017) a partir de conceitos como
empoderamento (BERTH, 2018), interseccionalidade (DAVIS, 2016; AKOTIRENE,
2018), para refletir sobre o cruzamento de marcadores que acompanham a
trajetória de vida das participantes como gênero, idade, classe, raça e
religiosidade. Os estudos dos movimentos sociais de educação popular (FREIRE,
1980), juventude (DAYREL, 2016; ABRAMO, 1998) e de cultura (PORTO, 2006)
que reverberaram no cenário nacional nos fins do século passado, contribuem
como marcos históricos e como alicerce para entender a contemporaneidade. A
etnografia e a auto-etnografia são assumidas como abordagem metodológica,
através da participação observante (WACQUANT, 2002; DANTAS, 2016) durante o
Tirocínio Docente em componentes curriculares do eixo pedagógico da
Licenciatura em Dança na UFBA e em outros contextos formais e não formais de
educação em dança. A pesquisa opera na perspectiva da ecologia dos saberes
(SANTOS, 2010), de modo a contribuir para a construção de novas epistemes, que
podem ser compartilhadas e colocadas à disposição de pesquisadoras e
pesquisadores, estudantes e comunidades, fortalecendo a universidade enquanto
espaço público de interconhecimento. |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32487 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado (PPGDANCA)
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