Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Aquino, Rita Ferreira de | - |
dc.contributor.author | Ornelas, Ana Cláudia Andrade | - |
dc.creator | Ornelas, Ana Cláudia Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T00:44:56Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16T00:44:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32487 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa propõe analisar as experiências de jovens educadoras e educandas de
dança, a partir das transformações que ocorrem no trânsito entre o aprender e o
ensinar, colocando em relevo o modo como estas experiências contribuem para
construção de marcos éticos, com base em princípios comunitários, emancipatórios
e de cidadania. Tais experiências (LARROSA, 2016) corroboram para o
fortalecimento da dimensão política e atitudinal nestas jovens nas comunidades
das quais participam. É no exercício permanente do aprender (ASSMANN, 1998)
que modificam o modo como vêm o mundo, a sociedade, o corpo, a dança. Os
temas nucleares da pesquisa são os processos de ensino-aprendizagens em
dança, relacionando-os com a proposição de emancipação e educação libertadora
trazidas por Rancière (2002) e Freire (1967, 1980, 1996). Em uma perspectiva
comunitária, discuto os elos que se formam por meio do aprender, como
comunidades de sentido (BRANDÃO, 2016), em diálogo com a noção de
corpomídia (KATZ & GREINER, 2005). Destaco os estudos do feminismo negro
(DAVIS, 2016, 2018; HOOKS, 2013; RIBEIRO, 2017) a partir de conceitos como
empoderamento (BERTH, 2018), interseccionalidade (DAVIS, 2016; AKOTIRENE,
2018), para refletir sobre o cruzamento de marcadores que acompanham a
trajetória de vida das participantes como gênero, idade, classe, raça e
religiosidade. Os estudos dos movimentos sociais de educação popular (FREIRE,
1980), juventude (DAYREL, 2016; ABRAMO, 1998) e de cultura (PORTO, 2006)
que reverberaram no cenário nacional nos fins do século passado, contribuem
como marcos históricos e como alicerce para entender a contemporaneidade. A
etnografia e a auto-etnografia são assumidas como abordagem metodológica,
através da participação observante (WACQUANT, 2002; DANTAS, 2016) durante o
Tirocínio Docente em componentes curriculares do eixo pedagógico da
Licenciatura em Dança na UFBA e em outros contextos formais e não formais de
educação em dança. A pesquisa opera na perspectiva da ecologia dos saberes
(SANTOS, 2010), de modo a contribuir para a construção de novas epistemes, que
podem ser compartilhadas e colocadas à disposição de pesquisadoras e
pesquisadores, estudantes e comunidades, fortalecendo a universidade enquanto
espaço público de interconhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | Abrindo caminhos: jovens mulheres no trânsitos entre aprender e ensinar dança | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Costa, Suzane Lima | - |
dc.contributor.referees | Brandão, Ana Elisabeth Simões | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós - Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDANÇA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
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