Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32485
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Cosmopoéticas do espectador selvagem
Otros títulos : Significação: Revista de Cultura Audiovisual
Autor : Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza
metadata.dc.creator: Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza
Resumen : Com base na análise das formas cinematográficas de reconstituição da história em Serras da desordem, Corumbiara e Taego Ãwa, identifico a importância da figura dos espectadores indígenas para a compreensão das imagens que os filmes criam e mobilizam. Argumento que o contracampo efetivo, virtual ou espectral dos espectadores indígenas constitui uma figura discursiva operante nos filmes e nas relações que estabelecem com o arquivo da história. A figura do espectador selvagem desencadeia o que denomino montagem anarquívica, perturbando o ordenamento do arquivo histórico produzido pela violência do genocídio e insinuando possibilidades de criação de um mundo comum.
Palabras clave : Cinema
História
Genocídios indígenas
Arquivo
Montagem
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de São Paulo
Citación : RIBEIRO, Marcelo R. S. Cosmopoéticas do espectador selvagem. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 47, n. 53, p. 110-129, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160501. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160501. Acesso em: 9 dez. 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32485
Fecha de publicación : 4-may-2020
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
160501-Texto do artigo-404739-2-10-20200506.pdfArtigo em português160 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
160501-Texto do artigo-415567-1-10-20200623.pdfEnglish version144,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.