Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32485
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Cosmopoéticas do espectador selvagem
Other Titles: Significação: Revista de Cultura Audiovisual
Authors: Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza
metadata.dc.creator: Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza
Abstract: Com base na análise das formas cinematográficas de reconstituição da história em Serras da desordem, Corumbiara e Taego Ãwa, identifico a importância da figura dos espectadores indígenas para a compreensão das imagens que os filmes criam e mobilizam. Argumento que o contracampo efetivo, virtual ou espectral dos espectadores indígenas constitui uma figura discursiva operante nos filmes e nas relações que estabelecem com o arquivo da história. A figura do espectador selvagem desencadeia o que denomino montagem anarquívica, perturbando o ordenamento do arquivo histórico produzido pela violência do genocídio e insinuando possibilidades de criação de um mundo comum.
Keywords: Cinema
História
Genocídios indígenas
Arquivo
Montagem
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de São Paulo
Citation: RIBEIRO, Marcelo R. S. Cosmopoéticas do espectador selvagem. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 47, n. 53, p. 110-129, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160501. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160501. Acesso em: 9 dez. 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32485
Issue Date: 4-May-2020
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
160501-Texto do artigo-404739-2-10-20200506.pdfArtigo em português160 kBAdobe PDFView/Open
160501-Texto do artigo-415567-1-10-20200623.pdfEnglish version144,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.