Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32485
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Cosmopoéticas do espectador selvagem
Título(s) alternativo(s): Significação: Revista de Cultura Audiovisual
Autor(es): Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza
Autor(es): Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza
Abstract: Com base na análise das formas cinematográficas de reconstituição da história em Serras da desordem, Corumbiara e Taego Ãwa, identifico a importância da figura dos espectadores indígenas para a compreensão das imagens que os filmes criam e mobilizam. Argumento que o contracampo efetivo, virtual ou espectral dos espectadores indígenas constitui uma figura discursiva operante nos filmes e nas relações que estabelecem com o arquivo da história. A figura do espectador selvagem desencadeia o que denomino montagem anarquívica, perturbando o ordenamento do arquivo histórico produzido pela violência do genocídio e insinuando possibilidades de criação de um mundo comum.
Palavras-chave: Cinema
História
Genocídios indígenas
Arquivo
Montagem
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade de São Paulo
Citação: RIBEIRO, Marcelo R. S. Cosmopoéticas do espectador selvagem. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 47, n. 53, p. 110-129, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-7114.sig.2020.160501. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/160501. Acesso em: 9 dez. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32485
Data do documento: 4-Mai-2020
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
160501-Texto do artigo-404739-2-10-20200506.pdfArtigo em português160 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
160501-Texto do artigo-415567-1-10-20200623.pdfEnglish version144,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.