DSpace

RI UFBA >
Escola de Teatro >
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) >
Dissertações de Mestrado (PPGAC) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32478

Title: METATEATROM: um processo educacional em artes cênicas a partir do gênero terror
Authors: Rocha Júnior, Nilson Borges da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Cajaíba Soares, Luiz Cláudio
Keywords: teatro;terror social;educação pública;metalinguagem;scream
Issue Date: 11-Dec-2020
Abstract: Essa dissertação parte da experiência educacional com adolescentes do Centro Educacional Edgard Santos tendo como pano de fundo o gênero terror. A metalinguagem presente, na tetralogia cinematográfica denominada Pânico, serviu como a base para a criação de uma peça de terror a fim de discutir sobre os terrores sociais, tais como os crimes de ódio e a violência midiática etc. Além disso, essa pesquisa problematiza questões como a educação não formal, o ensino do teatro na escola pública, assim como o corpo enquanto a primeira tecnologia, fazendo associações diretas com a experiência vivida no centro educacional, discutindo sobre a sua metodologia, a criação da peça, os ensaios e a dramaturgia da obra artística Motivo Torpe. Minhas principais referências foram Anita Silva, Augusto Boal, Carole Marceau, Catarina Sant’Anna, Cecília Salles, Cláudio Cajaíba, Guacira Lopes Louro, Marcelo Sousa Brito e Stephen King.
This dissertation parts of an educational experience with teenagers from the Edgard Santos Educational Center with the gender terror as a backfrop. The metalanguage present, in the cinematographic terror tetralogy called Scream, served as the basis for the creation of a horror play, in order to discuss social terrors, such as hate crimes and media violence etc. In addition, this research questions issues such as non-formal education, the teaching of theater in public schools, as well as the body as the first technology, making direct associations with the experience lived in the educational center, discussing about its methodology, the creation of the play, the rehearsals and the dramaturgy of the artistic work Motivo Torpe. My mais references were Anita Silva, Augusto Boal, Carole Marceau, Catarina Sant’Anna, Cecília Salles, Cláudio Cajaíba, Guacira Lopes Louro, Marcelo Sousa Brito e Stephen King.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32478
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PPGAC)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
dissertação.docx1.36 MBMicrosoft Word XMLView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA