https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32478
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cajaíba Soares, Luiz Cláudio | - |
dc.contributor.author | Rocha Júnior, Nilson Borges da | - |
dc.creator | Rocha Júnior, Nilson Borges da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-11T12:46:08Z | - |
dc.date.available | 2020-12-11T12:46:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2020-11-20 | - |
dc.identifier.other | dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32478 | - |
dc.description.abstract | Essa dissertação parte da experiência educacional com adolescentes do Centro Educacional Edgard Santos tendo como pano de fundo o gênero terror. A metalinguagem presente, na tetralogia cinematográfica denominada Pânico, serviu como a base para a criação de uma peça de terror a fim de discutir sobre os terrores sociais, tais como os crimes de ódio e a violência midiática etc. Além disso, essa pesquisa problematiza questões como a educação não formal, o ensino do teatro na escola pública, assim como o corpo enquanto a primeira tecnologia, fazendo associações diretas com a experiência vivida no centro educacional, discutindo sobre a sua metodologia, a criação da peça, os ensaios e a dramaturgia da obra artística Motivo Torpe. Minhas principais referências foram Anita Silva, Augusto Boal, Carole Marceau, Catarina Sant’Anna, Cecília Salles, Cláudio Cajaíba, Guacira Lopes Louro, Marcelo Sousa Brito e Stephen King. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation parts of an educational experience with teenagers from the Edgard Santos Educational Center with the gender terror as a backfrop. The metalanguage present, in the cinematographic terror tetralogy called Scream, served as the basis for the creation of a horror play, in order to discuss social terrors, such as hate crimes and media violence etc. In addition, this research questions issues such as non-formal education, the teaching of theater in public schools, as well as the body as the first technology, making direct associations with the experience lived in the educational center, discussing about its methodology, the creation of the play, the rehearsals and the dramaturgy of the artistic work Motivo Torpe. My mais references were Anita Silva, Augusto Boal, Carole Marceau, Catarina Sant’Anna, Cecília Salles, Cláudio Cajaíba, Guacira Lopes Louro, Marcelo Sousa Brito e Stephen King. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | teatro | pt_BR |
dc.subject | terror social | pt_BR |
dc.subject | educação pública | pt_BR |
dc.subject | metalinguagem | pt_BR |
dc.subject | scream | pt_BR |
dc.title | METATEATROM: um processo educacional em artes cênicas a partir do gênero terror | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Sousa Brito, Marcelo | - |
dc.contributor.referees | Baptista Borges, Paula Alice | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Teatro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.