Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCajaíba Soares, Luiz Cláudio-
dc.contributor.authorRocha Júnior, Nilson Borges da-
dc.creatorRocha Júnior, Nilson Borges da-
dc.date.accessioned2020-12-11T12:46:08Z-
dc.date.available2020-12-11T12:46:08Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.date.submitted2020-11-20-
dc.identifier.otherdissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32478-
dc.description.abstractEssa dissertação parte da experiência educacional com adolescentes do Centro Educacional Edgard Santos tendo como pano de fundo o gênero terror. A metalinguagem presente, na tetralogia cinematográfica denominada Pânico, serviu como a base para a criação de uma peça de terror a fim de discutir sobre os terrores sociais, tais como os crimes de ódio e a violência midiática etc. Além disso, essa pesquisa problematiza questões como a educação não formal, o ensino do teatro na escola pública, assim como o corpo enquanto a primeira tecnologia, fazendo associações diretas com a experiência vivida no centro educacional, discutindo sobre a sua metodologia, a criação da peça, os ensaios e a dramaturgia da obra artística Motivo Torpe. Minhas principais referências foram Anita Silva, Augusto Boal, Carole Marceau, Catarina Sant’Anna, Cecília Salles, Cláudio Cajaíba, Guacira Lopes Louro, Marcelo Sousa Brito e Stephen King.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation parts of an educational experience with teenagers from the Edgard Santos Educational Center with the gender terror as a backfrop. The metalanguage present, in the cinematographic terror tetralogy called Scream, served as the basis for the creation of a horror play, in order to discuss social terrors, such as hate crimes and media violence etc. In addition, this research questions issues such as non-formal education, the teaching of theater in public schools, as well as the body as the first technology, making direct associations with the experience lived in the educational center, discussing about its methodology, the creation of the play, the rehearsals and the dramaturgy of the artistic work Motivo Torpe. My mais references were Anita Silva, Augusto Boal, Carole Marceau, Catarina Sant’Anna, Cecília Salles, Cláudio Cajaíba, Guacira Lopes Louro, Marcelo Sousa Brito e Stephen King.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectteatropt_BR
dc.subjectterror socialpt_BR
dc.subjecteducação públicapt_BR
dc.subjectmetalinguagempt_BR
dc.subjectscreampt_BR
dc.titleMETATEATROM: um processo educacional em artes cênicas a partir do gênero terrorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSousa Brito, Marcelo-
dc.contributor.refereesBaptista Borges, Paula Alice-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.