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Title: A constituição da agenda de pesquisa de um grupo de pesquisadores, integrantes do GEC/UFBA, na área de educação e tecnologias
Authors: Bonilla, Maria Helena Silveira
Keywords: Agenda de pesquisa;Grupo de pesquisa;Educação e Tecnologias;Políticas públicas;Inclusão digital;Cultura digital;Formação de professores;Research agenda;Research group;Education and Technologies;Public policy;Digital inclusion;Digital culture;Teacher formation
Issue Date: 9-Nov-2020
Abstract: A produção do conhecimento, no Brasil, se dá no interior dos grupos de pesquisa, que elegem temáticas para compor suas agendas de pesquisa, as quais se constituem a partir de um conjunto de fatores que organizam, induzem, condicionam o perfil e a identidade de cada grupo. É o caso do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), o maior grupo de pesquisa da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, que foca seus estudos na relação entre essas três grandes áreas, tomando as tecnologias como elementos estruturantes das práticas. Dadas sua dimensão e complexidade, por ser constituído por vários subgrupos, esta pesquisa busca compreender quais fatores levam à constituição da agenda de pesquisa de um desses subgrupos, aquele liderado pela autora deste trabalho, e como esses fatores se relacionam, para assim compreender, em parte, o próprio movimento do grupo de pesquisa GEC e da produção científica na área de Educação e Tecnologias. A tecitura produzida nesta pesquisa foi realizada utilizando-se da Análise Textual Discursiva, desenvolvida a partir da análise dos projetos e relatórios de pesquisa, ensino e extensão, bem como das teses e dissertações desenvolvidos pelos componentes desse subgrupo. Compuseram o corpus de análise os documentos relacionados a 13 pesquisas desenvolvidas pela autora deste estudo, seis teses de doutorado e 18 dissertações de mestrado orientadas, a partir dos quais se fez o levantamento das categorias teóricas a serem analisadas, bem como os documentos de cinco projetos de extensão e três projetos de ensino, os quais forneceram elementos complementares para a análise. Como resultados, constatou-se a presença de quatro temáticas centrais na agenda de pesquisa: políticas públicas, cultura digital, inclusão digital e formação de professores, sendo que políticas públicas se situa como uma categoria transversal a todo o processo de pesquisa e as demais como agregadoras de todas as subcategorias que emergiram do material analisado. Também se constatou quais fatores levaram à constituição dessa agenda de pesquisa: as políticas públicas, as problemáticas sociais, as problemáticas educacionais, as demandas institucionais, o desenvolvimento tecnológico e o desejo dos pesquisadores, fatores que se cruzam, se relacionam, provocam e instigam uns aos outros, de forma que a opção por pesquisar um ou outro tema esteve condicionado a um ou a um conjunto desses fatores. Portanto, esse subgrupo do GEC constitui sua agenda de pesquisa buscando responder às problemáticas locais e também às da região da América Latina, visto vários de seus componentes serem oriundos de outros países da região. Também, pelo fato das políticas públicas serem induzidas pelos organismos internacionais, essa agenda sofre influência das diretrizes dos países “centrais”. Nesse movimento, o grupo busca construir autonomia para abordar temas de relevância social, fazer a crítica ao sistema e às práticas instituídas e produzir conhecimento significativo para as comunidades, bem como validado pelos pares, na área de Educação e Tecnologias. ABSTRACT - The production of knowledge in Brazil occurs within the research groups, which choose themes to compose their research agenda. This are based on a set of factors that organize, induce, condition the profile and identity of each group. This is the case of the research group Education, Communication and Technologies (GEC / UFBA), the largest research group of the Faculty of Education of the Federal University of Bahia, which focuses its studies on the relationship between these three major areas, taking technologies as structuring elements of the practices. Given its size and complexity, as it is made up of several subgroups, this research seeks to understand which factors lead to the constitution of the research agenda of one of these subgroups, the one led by the author of this paper. It also seeks to understand how these factors relate, in order to understand, in part, the very movement of the GEC research group and the scientific production in the area of Education and Technologies. The weave produced in this research was carried out using the Discursive Textual Analysis, developed from the analysis of research, teaching and extension projects and reports, as well as the theses and dissertations developed by the components of this subgroup. The corpus of analysis comprised the documents related to 13 researches developed by the author of this study, six doctoral theses and 18 master's dissertations oriented, from which was made the survey of the theoretical categories to be analyzed. Also the documents of five extension projects and three teaching projects, which provided complementary elements for analysis. As a result of the analysis, four central themes were found in the research agenda: public policies, digital culture, digital inclusion and teacher formation. Public policies are a cross-cutting category for the entire research process. The other categories were aggregators of all subcategories that emerged from the material analyzed. It was also verified which factors led to the constitution of this research agenda: public policies, social problems, educational problems, institutional demands, technological development and the desire of researchers, factors that intersect, relate, provoke and instigate one another. Thus, the choice to research one theme or another was conditioned to one or a set of these factors. Therefore, this subgroup of the GEC constitutes its research agenda seeking to respond to local and Latin American region issues, as many of its components come from other countries in the region. Also, because public policies are induced by international organizations, this agenda is influenced by the guidelines of “central” countries. In this movement, the group seeks to build autonomy to address issues of social relevance, criticize the system and the established practices and produce meaningful knowledge for communities, as well as validated by peers, in the area of Education and Technologies.
Description: Tese - Professora Titular - UFBA/Faculdade de Educação
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32386
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