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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Metodologia de retorno sobre o investimento em marketing cultural: uma ferramenta para mensurar retornos e potencializar investimentos em cultura
Autor : Guimarães, Gabriela Almeida
Santos, Saville Alves
metadata.dc.creator: Guimarães, Gabriela Almeida
Santos, Saville Alves
Resumen : Esta memória trata do processo de desenvolvimento e elaboração do produto "Metodologia de Retorno sobre o Investimento em Marketing Cultural". A atividade de patrocínio vem se modificando em todas as partes do mundo e crescendo em termos de volume de investimento. No Brasil observa-se que o patrocínio vem crescendo como ferramenta de marketing de empresas para promover suas marcas. Por conta disso, desenvolvemos a metodologia, que propõe quatro etapas para avaliar o retorno que determinado patrocínio ou ação cultural gerou para as organizações patrocinadoras. Nesta memória encontram-se os resultados do levantamento teórico que propiciou e incentivou o desenvolvimento da metodologia, uma análise estratégica sobre o cenário do marketing cultural brasileiro, o percurso metodológico utilizado na construção deste produto e a trajetória das autoras durante a graduação em Produção em Comunicação e Cultura.
Palabras clave : Marketing cultural
Patrocínio
Roi
Rimc
Retorno de imagem
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACOM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32320
Fecha de publicación : 8-oct-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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