https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32268
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uma experiência de exercício moral em classes de uma escola construtivista. |
Autor(es): | Lordêllo, Andréa |
Autor(es): | Lordêllo, Andréa |
Abstract: | A investigação da questão de como a escola favorece o desenvolvimento moral de seus alunos surgiu da experiência em uma escola particular construtivista de Salvador que trabalhou com as assembleias de classe. Partindo de como esse desenvolvimento acontece em cada indivíduo e o papel da escola nesse processo foram analisadas cinco pautas de assembleias de classe que revelaram que existe uma incoerência entre a tentativa de favorecimento de ambiente sociomoral saudável e a prática cotidiana da escola com suas demandas, sua cultura e o pouco espaço reservado para discussões de valores e princípios que norteiam a instituição. O ambiente sócio-moral almejado pela instituição e o ambiente observado revelam que há incoerência por parte da escola no sentido de promover a autonomia moral. Dessa forma compreende-se que é necessário enfrentar as contradições, agindo no que é considerado como frágil para promover um ambiente de cooperação que envolva a todos no processo, podendo assim desenvolver uma prática consciente de todos os envolvidos. |
Palavras-chave: | desenvolvimento moral educação moral ambiente sócio-moral |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | FACED /UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32268 |
Data do documento: | 5-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf | 266,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.