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Title: Trabalho docente no atendimento educacional especializado: uma análise dos municípios de uma região do estado da Bahia.
Authors: Silva, Osni Oliveira Noberto da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Miranda, Theresinha Guimarães
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Bordas, Miguel Angel García
Keywords: Educação Especial;Trabalho Docente;Atendimento Educacional Especializado;Educação especial - Piemonte da Diamantina (BA);Professores de educação especial;Condições do trabalho docente;Tecnologia de informação assistiva;Teaching Work;Specialized Educational Assistance;Special Education;Educación especial;Trabajo Docente;Atención al cliente
Issue Date: 2-Oct-2020
Abstract: Esta tese teve como objetivo analisar as condições de trabalho dos professores de Educação Especial que atuam com Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas municipais da região do Piemonte da Diamantina, Bahia. Foi feito um estudo de campo, de natureza multimétodo, do tipo exploratória. Foram feitos um estudo de corte-transversal utilizando um questionário de perguntas fechadas e uma entrevista com roteiro semiestruturado. Participaram 36 docentes de AEE. A análise dos dados foi feita através da técnica da Hermenêutica objetiva. Os dados colhidos com o questionário demonstram que o perfil majoritário dos professores são de mulheres, autodeclaradas pardas, com idade média de 42,88 anos, casadas e tem na maioria 2 filhos; tem remuneração entre 1000 a 3000 reais, trabalham em 1 escola, a maioria cursou Pedagogia; possuem de 21 a 25 anos de tempo de trabalho na educação mas apenas de 1 a 3 anos no AEE; são concursados; atuam com 3 a 4 tipos de deficiência; em geral praticam exercícios físicos, mas sentem dores na coluna ou nas articulações. Sobre as condições físicas das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), de forma geral foram considerados bons o tamanho do espaço físico, a quantidade de materiais permanentes e de consumo, a iluminação e o ruído interno, a limpeza do ambiente e a segurança no entorno da escola; foi considerada regular a oferta de Tecnologias Assistivas, o nível de barulho externo, a acessibilidade e adaptações ficaram divididos em bom e regular; foram consideradas ruins a ventilação e a temperatura da sala. No que diz respeito a percepção dos docentes acerca da valorização do seu trabalho perante os outros, foi possível perceber que os docentes acreditam que quem mais valoriza o seu trabalho no AEE são os seus próprios alunos da SRM, os pais e mães destes alunos, os outros profissionais da sala de recursos e o Coordenador(a) pedagógico(a). Em contrapartida os outros alunos do colégio, os professores das salas regulares, a Direção do colégio, a Secretário(a) de educação e outros funcionários da escola apenas valorizam em parte o seu trabalho. Já com as entrevistas foi possível perceber que o interesse dos docentes para atuar no AEE foram diversos e todos eles confirmam a importância do AEE; a interação com os professores e alunos da sala regular e com os familiares de seus alunos de AEE ainda apresenta desafios a serem superados; os docentes divergem sobre o apoio dos gestores ao seu trabalho; Os problemas apresentados são sobre a estrutura e materiais pedagógicos; falta da formação continuada; interferências na autonomia docente; falta de uma equipe multidisciplinar; falta de transporte; problemas com a família dos alunos; problemas com a gestão; a quantidade de alunos; problemas na relação com os docentes da sala regular; carga horária de trabalho excessiva. Ao final os docentes contribuíram na construção de propostas de melhoria de suas condições de trabalho.
ABSTRACT This thesis aimed to analyze the working conditions of Special Education teachers who work with Specialized Educational Assistance (SEA) in municipal schools in the Piedmont region of Diamantina, Bahia. A field study, of a multi-method nature, of the exploratory type was done. a cross-sectional using a closed questionnaire and an interview with semi-structured script. Thirty-six SEA teachers participated. The analysis of the data was done through the technique of objective Hermeneutics. The data collected with the questionnaire show that the majority of the teachers are female, self-declared brown, with a mean age of 42.88 years, married and have 2 children in the majority; have remuneration between 1000 and 3000 reais, work in 1 school, most attended Pedagogy; have 21 to 25 years of working time in education but only 1 to 3 years in SEA; are insolvent; with 3 to 4 types of disability; usually exercise, but feel pain in the spine or joints. Regarding the physical conditions of the Multifunctional Resource Rooms (MRR), the size of the physical space, the quantity of permanent and consumable materials, the lighting and the internal noise, the cleaning of the environment and the safety of the environment from school; the Assistive Technologies offer was considered regular, the level of external noise, accessibility and adaptations were divided into good and regular; ventilation and room temperature were considered to be bad. With regard to teachers' perception of the value of their work in relation to others, it was possible to see that teachers believe that those who value their work most in SEA are their own MRR students, the parents and their mothers, other professionals from the resource room and the Pedagogical Coordinator. In contrast, the other students in the college, teachers in regular classrooms, the Board of Education, the Secretary of Education, and other school officials only partially value their work. With the interviews, it was possible to perceive that the teachers' interest in acting in the SEA was diverse and all of them confirm the importance of SEA; the interaction with teachers and students in the regular classroom and with the families of their SEA students still presents challenges to be overcome; the teachers differ on the support of the managers to their work; The problems presented are about pedagogical structure and materials; lack of continuing education; interference in teacher autonomy; lack of a multidisciplinary team; lack of transportation; problems with the student's family; problems with management; the number of students; problems in the relationship with classroom teachers; excessive working hours. In the end, teachers contributed to the construction of proposals to improve their working conditions.
RESUMEN Esta tesis tuvo como objetivo analizar las condiciones de trabajo de los profesores de Educación Especial que actúan con Atención Educativa Especializada (AEE) en las escuelas municipales de la región del Piamonte de Diamantina, Bahía. Se realizó un estudio de campo, de naturaleza multiforme, del tipo exploratorio. Se realizaron un estudio de corte transversal utilizando un cuestionario de preguntas cerradas y una entrevista con guión semiestructurado. Participaron 36 docentes de AEE. El análisis de los datos fue hecho a través de la técnica de la Hermenéutica objetiva. Los datos recogidos con el cuestionario demuestran que el perfil mayoritario de los profesores es de mujeres, autodeclaradas pardas, con edad promedio de 42,88 años, casadas y tienen en la mayoría 2 hijos; con una remuneración entre 1000 a 3000 reales, trabajan en 1 escuela, la mayoría cursó Pedagogía; de 21 a 25 años de tiempo de trabajo en la educación, pero sólo de 1 a 3 años en el AEE; son concursados; que actúan con 3 a 4 tipos de discapacidad; en general practican ejercicios físicos, pero sienten dolores en la columna o en las articulaciones. En cuanto a las condiciones físicas de las Salas de Recursos Multifuncionales (SRM), en general se consideró bueno el tamaño del espacio físico, la cantidad de materiales permanentes y de consumo, la iluminación y el ruido interno, la limpieza del ambiente y la seguridad en el entorno de la escuela; se consideró regular la oferta de Tecnologías Asistivas, el nivel de ruido externo, la accesibilidad y adaptaciones quedaron divididos en bueno y regular; se consideró mala la ventilación y la temperatura de la habitación. En lo que se refiere a la percepción de los docentes acerca de la valorización de su trabajo ante los demás, fue posible percibir que los docentes creen que quienes más valoran su trabajo en el AEE son sus propios alumnos de la SRM, los padres y madres de esos alumnos, otros profesionales de la sala de recursos y el Coordinador (a) pedagógico (a). En contrapartida los otros alumnos del colegio, los profesores de las salas regulares, la Dirección del colegio, el Secretario de Educación y otros funcionarios de la escuela sólo valoran en parte su trabajo. Ya con las entrevistas fue posible percibir que el interés de los docentes para actuar en el AEE fueron diversos y todos ellos confirman la importancia del AEE; la interacción con los profesores y alumnos de la sala regular y con los familiares de sus alumnos de AEE todavía presenta desafíos a ser superados; los docentes divergen sobre el apoyo de los gestores a su trabajo; Los problemas presentados son sobre la estructura y materiales pedagógicos; falta de formación continuada; interferencias en la autonomía docente; falta de un equipo multidisciplinario; falta de transporte; problemas con la familia de los alumnos; problemas con la gestión; la cantidad de alumnos; problemas en la relación con los docentes de la sala común; carga horaria de trabajo excesiva. Al final los docentes contribuyeron en la construcción de propuestas de mejora de sus condiciones de trabajo.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32259
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