https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32084
Tipo: | Dissertação |
Título: | Para além do acesso: itinerâncias de estudantes cotistas da Universidade Federal da Bahia rumo à permanência na educação superior. |
Autor(es): | Barbosa, Idenilton Mário de Jesus |
Autor(es): | Barbosa, Idenilton Mário de Jesus |
Abstract: | Este trabalho objetivou analisar as disposições constitutivas das estratégias utilizadas por estudantes cotistas pertencentes a famílias de baixa renda, auto-declarados negros matriculados na Universidade Federal da Bahia para
permanecerem no ensino superior. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica amparada nos aportes teóricos sobre
os efeitos de primeira e segunda ordem na implementação de políticas públicas no campo social e criatividade dos agentes (Ball, 2006), a partir dos conceitos de capital cultural, habitus, (Bourdieu, 2007) e sobre questões ligadas às desigualdades de classe no Brasil (Jessé Souza, 2012). As informações foram coletadas através de questionários e entrevistas a uma amostra de estudantes prováveis concluintes de alguns cursos dessa Universidade. Os resultados demonstram que os sujeitos pesquisados revelaram dificuldades das seguintes ordens: no campo sócio-econômico; no campo acadêmico-pedagógico no
campo étnico-racial e utilizavam com criatividade estratégias a partir do repositório social e cultural que dispunham, gerado nos ambientes vivenciados
antes do ingresso e durante o curso na Universidade, estratégias estas que os levavam a agir de maneira determinada na consecução de sua permanência na
educação superior. ABSTRACT This study aimed to analyze the constitutive dispositions of the strategies used by quota students from low-income families, self-declared blacks enrolled at the Federal University of Bahia to stay in higher education. To this end, a qualitative research based on phenomenological inspiration was developed, supported by theoretical contributions on the effects of first and second order in the implementation of public policies in the social field and creativity of agents (Ball, 2006), based on the concepts of cultural capital, habitus. , (Bourdieu, 2007) and on issues related to class inequalities in Brazil (Jessé Souza, 2012). The information was collected through questionnaires and interviews with a sample of probable students graduating from some courses at this University. The results show that the research subjects revealed difficulties of the following orders: in the socioeconomic field; in the academic-pedagogical field in the ethnic-racial field and creatively used strategies from the social and cultural repository they had, generated in the environments experienced before the entrance and during the course at the University, strategies that led them to act in a determined way in achieving their permanence in higher education. |
Palavras-chave: | Programas de ação afirmativa na educação Ensino superior Negros – educação (Superior) Negros – Identidade racial Discriminação na educação Progamas de ação afirmativa naedução Ensino Superior Negros- educação (Superior) Negros -Iidentidade racial Discriminação na educação Affirmative action programs in education University education Blacks - Education (Higher) Blacks - Racial Identity Discrimination in education |
CNPq: | Educação Planejamento e Avaliação Educacional Política Educacional |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | FACED/UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32084 |
Data do documento: | 5-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Idenilton_Dissertação de Mestrado - Versão Final - Copia.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.