DSpace

RI UFBA >
Instituto de Letras >
Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) >
Dissertações de Mestrado (PROFLETRAS) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32055

Title: A PALAVRA, O SOM E O SENTIDO: A CANÇÃO E O DISCURSO LITEROMUSICAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Authors: Santos, Antônio de Jesus
???metadata.dc.contributor.advisor???: Costa, Suzane Lima
Keywords: Canção;Letra e melodia;Discurso literomusical;Aulas de Língua Portuguesa
Issue Date: 22-Jul-2020
Abstract: Este Memorial de Formação apresentado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia elege o gênero canção como catalisador do processo de escrita (auto)biográfica e apresenta os resultados do projeto de intervenção intitulado A palavra, o som e o sentido: a canção e o discurso literomusical nas aulas de Língua Portuguesa, desenvolvido/realizado na Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira, situada no município de Camaçari, Bahia. O objetivo deste trabalho foi refletir com os educandos sobre o lugar da canção nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco o discurso literomusical. Com isso, durante as ações pedagógicas foram desenvolvidos dez módulos com propostas de experimentos literários criados, analisados e discutidos com os estudantes. Utilizaram-se, como pilares para a pesquisa, os aportes teóricos das produções acadêmicas sobre a arte de escrever a vida (SOUZA, 2011; CORDEIRO e SOUZA, 2010; SANTIAGO, 2018), sobre alfabetização e letramentos (STREET, 2014 [1995]); KLEIMAN, 1995; SOARES, 2010 [1998]; TFOUNI 2010 [1995]; GALVÃO, 2010), sobre modos de leitura literária da canção (COSTA, 2010, 2011; COELHO, 2014; TATIT, 1997, 1999; WISNIK, 2017 [1989]), sobre letramento literário (AGUILAR e CÁMARA, 2017; COSSON, 2018; GARRAMUÑO, 2014; DALVI et al, 2013), sobre delineamento de metodologia em sala de aula (SCHNEUWLY e DOLZ 2004, et al.; HERMETO, 2012). Todos os experimentos literários vislumbraram a construção das ações que foram desenvolvidas na turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, entre os meses de maio a agosto no ano de 2019, destacando um modo específico e diferente de se trabalhar com a canção em sala de aula nas aulas de Língua Portuguesa. Os dados desta pesquisa foram construídos a partir de rodas de conversa, produtos diversos de cada experimento, escritos no material didático dos alunos e registros audiovisuais das aulas. Os resultados alcançados com os participantes da pesquisa demonstraram que experimentações com canções, valorizando as possíveis percepções sensoriais dos corpos que ouvem, possibilitam aos educandos uma leitura crítica, produzindo outros significados e outras textualidades de si, do outro e do mundo.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32055
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado (PROFLETRAS)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Dissertação_Antonio_Santos_defesa_02_12_19.pdf4.05 MBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA