Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32055
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Suzane Lima-
dc.contributor.authorSantos, Antônio de Jesus-
dc.creatorSantos, Antônio de Jesus-
dc.date.accessioned2020-07-22T23:15:32Z-
dc.date.available2020-07-22T23:15:32Z-
dc.date.issued2020-07-22-
dc.date.submitted2019-12-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32055-
dc.description.abstractEste Memorial de Formação apresentado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), no Instituto de Letras, da Universidade Federal da Bahia elege o gênero canção como catalisador do processo de escrita (auto)biográfica e apresenta os resultados do projeto de intervenção intitulado A palavra, o som e o sentido: a canção e o discurso literomusical nas aulas de Língua Portuguesa, desenvolvido/realizado na Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira, situada no município de Camaçari, Bahia. O objetivo deste trabalho foi refletir com os educandos sobre o lugar da canção nas aulas de Língua Portuguesa, tendo como foco o discurso literomusical. Com isso, durante as ações pedagógicas foram desenvolvidos dez módulos com propostas de experimentos literários criados, analisados e discutidos com os estudantes. Utilizaram-se, como pilares para a pesquisa, os aportes teóricos das produções acadêmicas sobre a arte de escrever a vida (SOUZA, 2011; CORDEIRO e SOUZA, 2010; SANTIAGO, 2018), sobre alfabetização e letramentos (STREET, 2014 [1995]); KLEIMAN, 1995; SOARES, 2010 [1998]; TFOUNI 2010 [1995]; GALVÃO, 2010), sobre modos de leitura literária da canção (COSTA, 2010, 2011; COELHO, 2014; TATIT, 1997, 1999; WISNIK, 2017 [1989]), sobre letramento literário (AGUILAR e CÁMARA, 2017; COSSON, 2018; GARRAMUÑO, 2014; DALVI et al, 2013), sobre delineamento de metodologia em sala de aula (SCHNEUWLY e DOLZ 2004, et al.; HERMETO, 2012). Todos os experimentos literários vislumbraram a construção das ações que foram desenvolvidas na turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, entre os meses de maio a agosto no ano de 2019, destacando um modo específico e diferente de se trabalhar com a canção em sala de aula nas aulas de Língua Portuguesa. Os dados desta pesquisa foram construídos a partir de rodas de conversa, produtos diversos de cada experimento, escritos no material didático dos alunos e registros audiovisuais das aulas. Os resultados alcançados com os participantes da pesquisa demonstraram que experimentações com canções, valorizando as possíveis percepções sensoriais dos corpos que ouvem, possibilitam aos educandos uma leitura crítica, produzindo outros significados e outras textualidades de si, do outro e do mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectLetra e melodiapt_BR
dc.subjectDiscurso literomusicalpt_BR
dc.subjectAulas de Língua Portuguesapt_BR
dc.titleA palavra, o som e o sentido: a canção e o discurso literomusical nas aulas de língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPereira, Julio Neves-
dc.contributor.refereesAssumpção, Simone Souza de-
dc.contributor.refereesDuarte, Rosinês de Jesus-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqAlfabetização e letramentospt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Antonio_Santos_defesa_02_12_19.pdf4,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.