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Title: O vaivém de Conhecimentos na travessia de corpos insurgentes no IFBA campus Seabra: caminhos que tem grandes "espinho”... ...na frente tem um lido “jardinzinho”.
Authors: Xavier, Adelmo de Souza
???metadata.dc.contributor.advisor???: Souza, Elias Ramos de
???metadata.dc.contributor.advisor-co???: Messeder, Suely Aldir
Keywords: Abordagem interdisciplinar do conhecimento;Saberes tradicionais;Ação Afirmativa-Projetos;Cultura e tecnologia;Estudantes negros;Trajetória de Vida;Ensino Profissional;Quilombolas;Gestão do conhecimento;Territórios educativos;Travessia Afirmativa;Educação profissional e tecnológica;Interdisciplinary approach to knowledge;Affirmative action – Projects. Culture an technology;Black students;Trajectory of Life;Vocational education (STEM);Knowledge management;Approche interdisciplinaire de la connaissance;Action positive-Projects;Culture et technologie;Étudiants noirs;Trajectoire de vie;Enseignement professionnel;Gestion des connaissances
Issue Date: 14-Jul-2020
Abstract: O presente estudo, intitulado o Vaivém de conhecimentos na travessia de corpos insurgentes no IFBA campus Seabra: “...caminhos que tem grandes spinhos...na frente tem um lindo jardinho” é uma cartografia da relação entre os saberes e práticas étnico-raciais das comunidades tradicionais quilombolas, dos sujeitos e o Instituto Federal de educação ciência e tecnologia da Bahia, campus Seabra, no território da Chapada Diamantina. Para compreender como se dá a relação entre esses conhecimentos foram feitas buscas exploratórias no sítio do Instituto de onde emergiram ações e cinco projetos de ensino, pesquisa e extensão que aproximam o IFBA, os corpos insurgentes em travessia afirmativa e os saberes e práticas étnico-raciais dessas comunidades. Ao observar e participar dessas ações, entrevistar os sujeitos e conversar coletivamente em rodas de conversa com professores, estudantes e algumas comunidades, além de construir notas de campo a partir de uma vivência de dentro desses espaços, foi possível identificar a emergência de territórios educativos, espaços ativos que se constituem do vaivém de conhecimentos que se dá nessas travessias. O estudo evidenciou, a partir da forma de organização e dos saberes e fazeres nos projetos, atravessados pelas ações dos sujeitos em travessia afirmativa, as Semanas Pretas como o território educativo potencializador dos demais projetos que se organizam como “quilombos”, uma rede complexa e multirreferencial no território do IFBA. Ao cartografar essas ações foi possível identificar o que foi denominado na tese de incoerência epistemológica entre a maneira tradicional de gestar conhecimentos ao ser contrastado com o surgimento de uma rede de solidariedade entre os atores que promovem o vaivém desses conhecimentos nos territórios educativos. Os corpos insurgentes em suas travessias afirmativas, enlaçados pelos projetos estão criando zonas de beirada, bordas epistemológicas, ao enfrentar e reexistir contra os diversos sistemas de opressão que se articulam de maneira interseccional, gerando vaivém de conhecimentos que desestabilizam a forma hierárquica e colonial de produção e de difusão de conhecimento em ciência e tecnologia na interação com o território.
The present study, entitled "The Back and forth of Knowledge in the Crossing of Insurgent Bodies at the IFBA Seabra Campus: "...paths that have large spines...in front of them has a beautiful little garden" is a cartography of the relationship between the knowledge and ethnicracial practices of the traditional quilombolas communities, the subjects and the Federal Institute of Science and Technology Education of Bahia, Seabra Campus, in the territory of Chapada Diamantina. In order to understand how this new knowledge is produced in-between stage, exploratory searches were carried out on the Institute's site, from where actions and five teaching, research and extension projects emerged that bring together the IFBA, the insurgent bodies in an affirmative crossing and the ethnic-racial knowledge and practices of these ommunities. By observing and participating in these actions, interviewing the subjects and talking collectively in conversation circles with teachers, students and some communities, in addition to building field notes from an experience within these spaces, it was possible to identify the emergence of educational territories, active spaces that constitute the back and forth of knowledge that occurs in these crossings. The study evidenced, from the form of organization and the knowledge and doings in the projects, crossed by the actions of the subjects in affirmative crossing, the Black Weeks as the educational territory potentiating the other projects that are organized as "quilombos", a complex and multi-referential network in the territory of the IFBA. By mapping these actions it was possible to identify what was called in the epistemological incoherence thesis between the traditional way of managing knowledge and the emergence of a network of solidarity among the actors that promote the coming and going of this knowledge in the educational territories. The insurgent bodies in their Affirmative Action crossings, linked by the projects are creating zones of edge, epistemological borders, facing and re-existing against the various systems of oppression that are articulated in an intersectional way, generating back and forth of knowledge that destabilize the hierarchical and colonial form of production and dissemination of knowledge in science and technology in interacting with the territory.
RÉSUMÉ La présente étude, intitulée "La navette de la connaissance dans le croisement des corps des insurgés sur le campus de l'IFBA Seabra: "...les chemins qui ont de grandes épines...ont devant eux un beau petit jardin" est une cartographie de la relation entre la connaissance et les pratiques ethniques et raciales des communautés traditionnelles quilombolas, les sujets et l'Institut fédéral de la science et de la technologie de Bahia, Seabra Campus, dans le territoire de la Chapada Diamantina. Afin de comprendre comment ces connaissances sont liées les unes aux autres, des recherches exploratoires ont été effectuées sur le site de l'Institut, d'où ont émergé des actions et cinq projets d'enseignement, de recherche et de vulgarisation qui réunissent la FIAB, les corps insurgés dans un croisement affirmatif et les connaissances et pratiques ethniques-raciales de ces communautés. En observant et en participant à ces actions, en interviewant les sujets et en parlant collectivement en cercles de conversation avec les enseignants, les élèves et certaines communautés, en plus de construire des notes de terrain a partir d'une expérience vécue dans ces espaces, on a pu identifier l'émergence de territoires éducatifs, des espaces actifs qui constituent la navette des connaissances qui se passe dans ces passages. L'étude a mis en évidence, à partir de la forme d'organisation et des connaissances et des actes dans les projets, traversés par les actions des sujets en croisement affirmatif, les Semaines Noires comme territoire éducatif potentialisant les autres projets qui sont organisés comme "quilombos", un réseau complexe et multiréférentiel dans le territoire de l'IFBA. La cartographie de ces actions a permis d'identifier ce que l'on appelle dans la thèse de l'incohérence épistémologique entre la gestion traditionnelle des savoirs et l'émergence d'un réseau de solidarité entre les acteurs qui favorisent l'aller et retour de ces savoirs dans les territoires éducatifs. Les organes insurgés dans leurs croisements affirmatifs, liés par les projets, créent des frontières épistémologiques, se heurtent aux divers systèmes d'oppression qui s'articulent de manière intersectionnelle et les opposent de nouveau, créant des navettes du savoir qui déstabilisent la forme hiérarchique et coloniale de production et de diffusion du savoir en science et technologie dans l'interaction avec le territoire.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32037
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