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Title: “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA.
Authors: Bastos, Ana Milena Gonçalves
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Rilmar Lopes da
Keywords: Ensino de artes;Modelagem em argila;Educação infantil;Abordagem triangular;Arts education;Modeling clay;Childhood education;Triangular approach
Issue Date: 27-May-2020
Abstract: A presente pesquisa “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com crianças da Educação Infantil da Rede Pública de Salvador/BA” é resultado de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, descritivo e analítico. Teve como objetivo geral: Analisar os limites e as possibilidades da pedagoga trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a Modelagem em Argila. A partir do meu trabalho enquanto ceramista e das experiências pedagógicas com o ensino de artes desenvolvidas enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pude perceber o quanto o conhecimento da arte, historicamente, tem sido negado a maioria das crianças da escola pública ou tem sido assumido pela pedagoga. Esta realidade me inquietou e por isso resolvi investigá-la. Para isso elaborei a seguinte pergunta norteadora: Quais os limites e as possibilidades da pedagoga trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a Modelagem em Argila? e desenvolvi a pesquisa-ação “Oficinas de Modelagem em Argila na Educação Infantil” fundamentada na “Abordagem Triangular” do ensino das artes, com crianças de cinco anos, na escola Municipal Santa Bárbaras em Salvador. Além da oficina também foi necessário a pesquisa bibliográfica que teve como principais teóricos: Arce (2002a, 2002b, 2010), Arce & Jacomeli (2012), Arce & Martins (2010), Barbosa (1991, 1998, 2012), Chiesa (2014), Duarte Júnior (2012), Gabbai (1987), Kuhlmann Jr. (2010), Oliveira (2011), Pasqualini (2006) e Saviani(2011) e Thiollent, (1996). O relatório de pesquisa foi registrado através desta monografia, que está organizada em cinco seções: Introdução três capítulos e considerações finais. O primeiro capítulo - “A Educação Infantil ao longo da história” teve como objetivo fazer uma análise crítica do desenvolvimento histórico das instituições destinadas à educação das crianças; o segundo capítulo “Caminhos da Arte na Educação Brasileira e a necessidade da Arte na Educação Infantil”, teve como objetivo contextualizar o ensino de arte no Brasil e refletir criticamente a necessidade do ensino de arte na educação das crianças; e o terceiro capítulo “Modelagem em Argila na Educação Infantil” objetivou identificar limites e possibilidades da pedagoga em trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a modelagem em argila, a partir da pesquisa-ação desenvolvida com o projeto “Oficinas de Modelagem em Argila na Educação Infantil”. Na última seção apresento minhas considerações finais destacando os achados da pesquisa. A partir desta pesquisa percebi o quanto é necessário a presença do arte-educador nas aulas de artes do ensino fundamental pois os limites da pedagoga, ao assumir tal tarefa, são reais pela falta de qualificação na área de conhecimento Arte. Assim, espero poder contribuir com a reflexão e com a luta pelo ensino de artes de qualidade na escola pública.
ABSTRACT This research, "Hands in the Mass: the process educational in clay modeling with children from kindergarten Public School of Salvador/BA" it is the result of an action research, qualitative, descriptive and analytical character. We aimed to analyze the limits and possibilities of educator working with the knowledge of the Art in Early Childhood Education, specifically with modeling in clay. From my work as ceramist and pedagogical experience with teaching developed arts as a fellow of the Institutional Program Initiation Scholarships to Teaching I could see how much knowledge of art, historically, has been denied the majority of children in public school or It has been assumed by the educator. This really disturbed me and so I decided to investigate it. For this I prepared the following guiding question: What are the limits and possibilities of educator working with the knowledge of the Art in Early Childhood Education, specifically with modeling in clay? I developed an action research "Modeling Workshops in clay in kindergarten" based on the "triangular approach" of the teaching of arts, to children under five, the Municipal school in Santa Barbarian Salvador. Besides the workshop was also necessary bibliographic research was mainly theoretical: Arce (2002a, 2002b, 2010), Arce & Jacomeli (2012), Arce & Martins (2010), Barbosa (1991, 1998, 2012), Chiesa (2014), Duarte Jr. (2012), Gabbai (1987) Kuhlmann, Jr. (2010), Oliveira (2011), Pasqualini (2006) and Saviani (2011) and Thiollent, (1996). The research report has been registered through this monograph, which is organized into five sections: Introduction three chapters and closing remarks. The first chapter - "The Early Childhood Education throughout history" aimed to make a critical analysis of the historical development of institutions for education of children; the second chapter "Pathways of Art in Brazilian education and the need of the Art in Early Childhood Education," aimed to contextualize the art education in Brazil and critically reflect the need for art education in the education of children; and the third chapter "Modeling clay in kindergarten" aimed to identify limits and possibilities of the educator in working with the knowledge of the Art in Early Childhood Education, specifically with modeling clay, from the research-action developed with the project "Workshops modeling in clay in kindergarten. " In the last section I present my closing remarks highlighting the findings of the research. From this research I realized how much it is necessary the presence of the art educator in the arts classes of elementary school because the boundaries of the pedagogue, to take on such a task, are real lack of qualification in Art area of expertise. So, I hope to contribute to the discussion and the struggle for quality arts education in public schools.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31914
ISSN: TCC
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