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Title: Concepções de educação integral e suas relações com equidade educacional
Authors: Almeida, Samantha Nunes de Oliveira
???metadata.dc.contributor.advisor???: Tenório, Robinson Moreira
Keywords: Educação integral;Equidade educacional;Educational inequality;Educational equity;Integral education
Issue Date: 27-Apr-2020
Abstract: A educação integral é, na atualidade, automaticamente compreendida como a formação completa do ser humano. Entretanto, é possível sua compreensão sob outras perspectivas, como, por exemplo, como sinônimo de educação em tempo integral e de abordagem inter e transdisciplinar do conhecimento. A educação integral também é associada, na atualidade, à busca da superação das desigualdades educacionais, evidenciando uma estreita relação com a equidade educacional. Sob esta ótica, a educação integral proporcionaria aos alunos o desenvolvimento de suas múltiplas dimensões a partir da experimentação e vivência dos conhecimentos, de forma que os mesmos fossem relacionados à vida cotidiana e os elementos da vida cotidiana fossem relacionados ao conhecimento curricular, resultando em uma aprendizagem significativa, a qual, por sua vez, seria refletida em melhores resultados educacionais. É importante destacar que a educação integral não se configura como um fenômeno recente, fazendo-se presente em diversos períodos desde a Grécia Antiga. Partindo destas ideias, este trabalho tem como objetivo geral analisar as relações entre as concepções de educação integral e a equidade educacional. Para responder a tal objetivo, foram necessárias diversas estratégias metodológicas. A revisão narrativa de literatura proporcionou a aproximação e aprofundamento dos temas centrais estudados, a educação integral e a equidade educacional. A revisão sistemática de literatura permitiu a compreensão da concepção atual de educação integral. A análise documental, por sua vez, permitiu a compreensão da concepção de educação integral adotada pelo Programa Mais Educação, programa federal de alcance nacional apresentado como indutor da educação integral. Como principais resultados desta pesquisa, tem-se: a equidade educacional se configura, sob a ótica da justiça distributiva, como a busca da superação das desigualdades educacionais, tendo a igualdade como horizonte; as diversas concepções de educação integral ao longo do tempo buscavam a formação completa do sujeito, entretanto, a ideia de integralidade estava estritamente relacionada às demandas e características de cada período; no Brasil, início do século XX, três movimentos político-ideológicos – integralismo, liberalismo e escolanovismo – foram responsáveis por diferentes concepções de educação integral, as quais tinham como ponto em comum a formação integral do ser humano; a concepção de educação integral na atualidade brasileira se refere à formação do ser humano em sua integralidade, alcançando todas as suas dimensões e levando em consideração as características individuais dos alunos, sendo necessário para sua realização a ampliação do tempo escolar e dos espaços educacionais e um currículo integrado; a educação integral se apresenta na atualidade como uma importante forma de se alcançar a equidade educacional, entretanto, em relação às concepções anteriores, de modo geral, a educação integral pouco se relaciona com a equidade educacional, salvaguardadas algumas exceções; a substituição do Programa Mais Educação pelo Programa Novo Mais Educação retira a educação integral do foco na busca pela equidade educacional.
ABSTRACTS: Integral education is now understood as the complete formation of the human being. However, it is possible to understand it from other perspectives, such as, for example, as a synonym for full-time education and an inter- and transdisciplinary approach to knowledge. Integral education is also currently associated with the quest for overcoming educational inequalities, evidencing a close relationship with educational equity. From this point of view, integral education would provide students with the development of their multiple dimensions through experimentation and experience of knowledge, so that they are related to everyday life and the elements of everyday life are related to curricular knowledge, resulting in a learning, which in turn would be reflected in improved educational outcomes. It is important to emphasize that integral education is not a recent phenomenon and has been present in different periods since ancient Greece. Starting from these ideas, this work has as general objective to analyze the relations between the conceptions of integral education and the educational equity. To meet this objective, several methodological strategies were required. The narrative review of literature provided the approximation and deepening of the central themes studied, integral education and educational equity. The systematic review of the literature allowed the understanding of the current conception of integral education. The documentary analysis, in turn, allowed the understanding of the conception of integral education adopted by the More Education Program, federal program of national scope presented as inductor of integral education. The main results of this research are: educational equity is configured, from the point of view of distributive justice, as the search for overcoming educational inequalities, with equality as a horizon; the various conceptions of integral education over time sought the complete formation of the subject, however, the idea of integrality was strictly related to the demands and characteristics of each period; in Brazil, at the beginning of the twentieth century, three political-ideological movements - integralism, liberalism and Escolanovismo - were responsible for different conceptions of integral education, which had in common the integral formation of the human being; the concept of integral education in Brazilian reality refers to the formation of the human being in its entirety, reaching all its dimensions and taking into consideration the individual characteristics of the students, being necessary for its accomplishment the expansion of school time and educational spaces and a integrated curriculum; integral education is nowadays an important way of achieving educational equity; however, in relation to previous conceptions, in general, integral education has little to do with educational equity, with a few exceptions; the replacement of the More Education Program by the New More Education Program removes integral education from the focus on the search for educational equity.
La educación integral es, en la actualidad, automáticamente comprendida como la formación completa del ser humano. Sin embargo, es posible su comprensión bajo otras perspectivas, como por ejemplo, como sinónimo de educación a tiempo completo y de enfoque inter y transdisciplinario del conocimiento. La educación integral también está asociada, en la actualidad, a la búsqueda de la superación de las desigualdades educativas, evidenciando una estrecha relación con la equidad educativa. En esta óptica, la educación integral proporcionaría a los alumnos el desarrollo de sus múltiples dimensiones a partir de la experimentación y vivencia de los conocimientos, de forma que los mismos fueran relacionados a la vida cotidiana y los elementos de la vida cotidiana fueran relacionados al conocimiento curricular, resultando en una el aprendizaje significativo, que a su vez se reflejaba en mejores resultados educativos. Es importante destacar que la educación integral no se configura como un fenómeno reciente, haciéndose presente en diversos períodos desde la Grecia Antigua. A partir de estas ideas, este trabajo tiene como objetivo general analizar las relaciones entre las concepciones de educación integral y la equidad educativa. Para responder a tal objetivo, fueron necesarias diversas estrategias metodológicas. La revisión narrativa de literatura proporcionó la aproximación y profundización de los temas centrales estudiados, la educación integral y la equidad educativa. La revisión sistemática de la literatura permitió la comprensión de la concepción actual de la educación integral. El análisis documental, a su vez, permitió la comprensión de la concepción de educación integral adoptada por el Programa Más Educación, programa federal de alcance nacional presentado como inductor de la educación integral. Como principales resultados de esta investigación, se tiene: la equidad educativa se configura, bajo la óptica de la justicia distributiva, como la búsqueda de la superación de las desigualdades educativas, teniendo la igualdad como horizonte; las diversas concepciones de educación integral a lo largo del tiempo buscaban la formación completa del sujeto, sin embargo, la idea de integralidad estaba estrictamente relacionada a las demandas y características de cada período; en Brasil, principios del siglo XX, tres movimientos político-ideológicos-integralismo, liberalismo y escolanovismo- fueron responsables por diferentes concepciones de educación integral, las cuales tenían como punto en común la formación integral del ser humano; la concepción de educación integral en la actualidad brasileña se refiere a la formación del ser humano en su integralidad, alcanzando todas sus dimensiones y tomando en consideración las características individuales de los alumnos, siendo necesario para su realización la ampliación del tiempo escolar y de los espacios educativos y uno currículo integrado; la educación integral se presenta en la actualidad como una importante forma de alcanzar la equidad educativa, sin embargo, en relación a las concepciones anteriores, de modo general, la educación integral poco se relaciona con la equidad educativa, salvaguardando algunas excepciones; la sustitución del Programa Más Educación por el Programa Nuevo Más Educación retira la educación integral del foco en la búsqueda de la equidad educativa.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31865
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