Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31671
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O marketing dos eventos de Star Wars e o relacionamento com os fãs
Authors: Cunha, Joao Marcelo Borges
metadata.dc.creator: Cunha, Joao Marcelo Borges
Abstract: O presente estudo analisa as técnicas de marketing de relacionamento utilizadas pelas empresas detentoras da franquia Star Wars a partir de eventos oficiais promovidos para a comunidade de fãs e pesquisa de que forma os fã-clubes participam ativamente como produtores de eventos voltados para o público em troca direta com os detentores dos direitos dos filmes, à procura de uma relação positiva entre marca e consumidor. A pesquisa conceitua o fã, como esse indivíduo era percebido anteriormente e na atualidade acerca dos estudos de indústria cultural, consumo e cultura participativa. Direcionamos o trabalho para a participação do fã como público ativo da marca Star Wars influenciando diretamente em sua perpetuação e divulgação através da atuação dos principais fã-clubes do Brasil e do mundo. Foram utilizados questionários com pessoas relevantes para o relacionamento dos fãs com as empresas The Walt Disney Company, Lucasfilm Ltd. e Editora Aleph. Os representantes dos fã-clubes Conselho Jedi Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, também contribuíram para o estudo, auxiliando com relatos sobre o ponto de vista do fã acerca desse relacionamento.
Keywords: 
Cultura participativa
Fã clube
Marketing de relacionamento
Eventos
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31671
Issue Date: 13-Mar-2020
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC JOÃO MARCELO CUNHA - O Marketing dos eventos de SW e sua relação com os fãs.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.