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dc.contributor.advisorCosta, Leonardo-
dc.contributor.authorCunha, Joao Marcelo Borges-
dc.creatorCunha, Joao Marcelo Borges-
dc.date.accessioned2020-03-13T16:19:23Z-
dc.date.available2020-03-13T16:19:23Z-
dc.date.issued2020-03-13-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31671-
dc.description.abstractO presente estudo analisa as técnicas de marketing de relacionamento utilizadas pelas empresas detentoras da franquia Star Wars a partir de eventos oficiais promovidos para a comunidade de fãs e pesquisa de que forma os fã-clubes participam ativamente como produtores de eventos voltados para o público em troca direta com os detentores dos direitos dos filmes, à procura de uma relação positiva entre marca e consumidor. A pesquisa conceitua o fã, como esse indivíduo era percebido anteriormente e na atualidade acerca dos estudos de indústria cultural, consumo e cultura participativa. Direcionamos o trabalho para a participação do fã como público ativo da marca Star Wars influenciando diretamente em sua perpetuação e divulgação através da atuação dos principais fã-clubes do Brasil e do mundo. Foram utilizados questionários com pessoas relevantes para o relacionamento dos fãs com as empresas The Walt Disney Company, Lucasfilm Ltd. e Editora Aleph. Os representantes dos fã-clubes Conselho Jedi Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, também contribuíram para o estudo, auxiliando com relatos sobre o ponto de vista do fã acerca desse relacionamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectpt_BR
dc.subjectCultura participativapt_BR
dc.subjectFã clubept_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectEventospt_BR
dc.titleO marketing dos eventos de Star Wars e o relacionamento com os fãspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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