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Title: A evasão escolar no IF Sertão-PE Campus Salgueiro: políticas de enfrentamento.
Authors: Silva, Michele Rufino da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Almeida, Silvia Maria Leite de
Keywords: Evasão escolar;Educação profissional;Ensino Médio Integrado;Ensino profissional;Ensino integrado;Ensino técnico;School Evasion;Professional education;Integrated high school.
Issue Date: 9-Mar-2020
Abstract: O Projeto de Intervenção se configurou em um estudo de caso, que teve como escopo da análise identificar os fatores associados à evasão escolar nos cursos técnicos de nível médio em Agropecuária, Edificações e Informática, na modalidade integrada, com vistas à proposição de uma intervenção. Para tanto, buscando compreender o fenômeno da evasão escolar, recorremos a Dore e Lüscher (2011); Fini, Dore e Lüscher (2013); Dore et al (2014); Dore e Sales (2015); Criprio et al (2015); Narciso (2015); Johann (2012), entre outros. Assim, na busca de compreender que fatores têm contribuído para a evasão escolar, pesquisamos os seguimentos que formam a instituição: alunos (em curso e evadidos); docentes; e, profissionais da educação. A pesquisa desenvolveu-se com base em 4 (quatro) fontes de coletas de dados, a saber: 1) levantamento bibliográfico; 2) pesquisa documental; 3) levantamento de dados no SAGE; e, 4) Entrevista/aplicação de questionário. A coleta de dados fundamentou-se na revisão da literatura que auxiliou na investigação do problema abordado, de modo a se compreender o fenômeno da evasão escolar na EPCT. Como fonte primária de coleta de dados, fez-se uso do SAGE para levantamento dos dados de evasão, dos alunos evadidos e em curso, bem como dos docentes com vínculo nos cursos ora investigados. Como fontes secundárias, foram utilizados documentos institucionais. Para a pesquisa, elaborou- se questionários para os alunos em curso, alunos evadidos no período de 2017 a 2018, para os docentes que atuam no ensino médio integrado e foram realizadas entrevistas com os profissionais em educação. A pesquisa objetivou compreender os fatores associados à evasão escolar, identificar ações já realizadas para acompanhamento dos alunos propensos a evadir e sugestões de ações a serem realizadas para superação da evasão escolar. Os sujeitos da pesquisa citaram vários fatores motivadores para a evasão escolar, tais como: não identificação com o curso/afinidade com a área, desinteresse/indisposição acadêmica, falta de tempo, atraso no percurso escolar, transporte escolar e reprovações, etc. O estudo mostrou que, embora já haja uma política pública voltada para a contenção da evasão escolar na RFEPCT, no campus Salgueiro, essa política não foi implementada, por isso é necessário o restabelecimento dos trabalhos da comissão e atuação efetiva, visto que essa comissão é tão necessária e importante para luta no combate à evasão escolar. Assim, como propostas a serem implementadas, de cunho emergencial, apontamos:1. Restabelecimento da Comissão de Evasão; 2. Reorganização da comissão com a participação de representantes de todos os setores do ensino (SCA, Assistência de Alunos, Biblioteca, NAP, Setor Saúde, Coordenadores de cursos, chefe do departamento de ensino e NAPNE); 3. Elaboração de um formulário de pesquisa socioeconômica-cultural para a identificação do perfil dos estudantes em curso e ingressantes, de modo que a comissão possa fazer os encaminhamentos necessários para o apoio e acompanhamento dos estudantes; 4.Mapeamento dos estudantes para identificar os alunos que estão em situação de risco de evadir e promover as intervenções necessárias; 5.A Instituição, como política institucional, de cursos de nivelamento em Português e Matemática para os alunos ingressantes; 6. Reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; e, 7. Promoção de cursos de formação continuada para os docentes, a partir de suas necessidades.
ABSTRACT The Intervention Project was configured in a case study, whose scope of analysis was to identify the factors associated with dropping out of high school technical courses in Agriculture, Buildings and Informatics, in integrated mode, with a view to proposing an intervention. Therefore, seeking to understand the phenomenon of dropout, we resorted to Dore and Lüscher (2011); Fini, Dore and Lüscher (2013); Dore et al (2014); Dore and Sales (2015); Criprio et al (2015); Narcissus (2015); Johann (2012), among others. Thus, in order to understand what factors have contributed to dropout, we researched the following segments that make up the institution: students (ongoing and evaded); teachers; and education professionals. The research was developed based on 4 (four) sources of data collection, as follows: 1) bibliographic survey; 2) documentary research; 3) data collection in SAGE; and 4) Interview / questionnaire application. The data collection was based on the literature review that assisted in the investigation of the approached problem, in order to understand the phenomenon of dropout in EPCT. As the primary source of data collection, SAGE was used to collect dropout data, students who were evaded and in progress, as well as teachers linked to the courses investigated. As secondary sources, institutional documents were used. For the research, questionnaires were prepared for current students, students evaded from 2017 to 2018, for teachers who work in integrated high school and interviews were conducted with professionals in education. The research aimed to understand the factors associated with school dropout, identify actions already taken to monitor students likely to drop out and suggestions for actions to be taken to overcome school dropout. The research subjects cited several motivating factors for school dropout, such as: non-identification with the course / affinity with the area, lack of academic interest / indisposition, lack of time, delay in school travel, school transportation and failures, etc. The study showed that although there is already a public policy aimed at curbing dropout at RFEPCT on the Salgueiro campus, this policy has not been implemented, so it is necessary to reinstate the committee's work and effective action, as this committee is so necessary and important to fight against dropout. Thus, as proposals to be implemented, of an emergency nature, we point out: 1. Reinstatement of the Evasion Commission; 2. Reorganization of the commission with the participation of representatives from all sectors of education (SCA, Student Assistance, Library, NAP, Health Sector, Course Coordinators, Head of Department of Education and NAPNE); 3. Development of a socio-economic-cultural research form to identify the profile of current and incoming students, so that the committee can make the necessary referrals for student support and follow-up; 4. Student mapping to identify students at risk of evading and promoting the necessary interventions; 5.The institution, as an institutional policy, of leveling courses in Portuguese and Mathematics for new students; 6. Reformulation of the Pedagogical Projects of the Courses; and 7. Promotion of continuing education courses for teachers based on their needs.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31618
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