Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31595
Tipo: Dissertação
Título: O uso de animais no ensino superior: uma análise exploratória de conhecimentos, valores e práticas de alunos e professores de ciências biológicas.
Autor(es): Schittini, Bárbara Bettuyaku
Autor(es): Schittini, Bárbara Bettuyaku
Abstract: O uso de animais para fins didáticos é um tema em crescente debate no meio acadêmico. Apesar da prática ter sido consolidada há séculos, sua necessidade e eficiência didática vêm sendo questionadas, principalmente em relação à consideração moral e aos direitos dos animais. O uso de animais está sendo substituído por outros materiais e abordagens didáticas em diversas instituições de ensino. Ainda que algumas universidades brasileiras já tenham feito as substituições em alguns cursos, a prática tradicional continua sendo feita na maioria. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar, de forma exploratória, os conhecimentos, valores e práticas de alunos e professores da graduação de Ciências Biológicas sobre o uso de animais em práticas didático-científicas, discutindo-as à luz da literatura. O questionário foi desenvolvido e validado por pares e aplicado para discentes e docentes do curso de Ciências Biológicas da UFBA. No total, 71 estudantes e 4 professores responderam os questionários. Por meio da análise, podemos perceber que os estudantes se interessam pela temática de ética animal e acreditam que a mesma deva ser incluída de forma mais expositiva no currículo do curso. Os posicionamentos dos estudantes em relação ao uso de animais no ensino são, muitas vezes, inconsistentes com suas opiniões sobre consideração moral dos animais. O posicionamento dos professores foi considerado mais conservador em relação à substituição dos animais no ensino, se comparado ao dos estudantes. Foi encontrado pouco conhecimento em relação a métodos substitutivos, tanto em estudantes, quanto professores. Por fim, apesar de apresentarem diversos posicionamentos sobre o uso de animais no ensino, a maioria dos participantes compreendem a necessidade do ensino da ética animal e reflexões sobre o assunto no curso de Ciências Biológicas. Ressaltamos também a necessidade do refinamento dos instrumentos e mobilização para uma mudança nas práticas didáticas visando um ensino mais ético em relação ao uso de animais e incentivo ao desenvolvimento de estratégias, ações e projetos de lei para a proteção animal.
ABSTRACT The use of animals for teaching purposes is a topic of growing debate in the academy. Although the practice has been consolidated for centuries, its need and didactic efficiency have been questioned, especially regarding moral consideration and animal rights. Animal use is being replaced by other teaching materials and approaches in various educational institutions. Although some Brazilian universities have already made substitutions in some courses, the traditional practice continues to be done in most of it. Therefore, the aim of this project is to analyze, in an exploratory way, the knowledge, values and practices of students and teachers of undergraduate Biological Sciences about the use of animals in didactic-scientific practices, discussing them in the light of the literature. The questionnaire was developed and validated by peers and applied to students and teachers of the Biological Sciences course at UFBA. In total, 71 students and 4 teachers answered the questionnaires. Through analysis, we can perceive that students are interested in the theme of animal ethics and believe that it should be included more in an expositive way in the course curriculum. Students' positions regarding the use of animals in teaching are often inconsistent with their views on moral consideration of animals. The position of the teachers was considered more conservative in relation to the substitution of animals in education, compared to the students. Little knowledge has been found regarding substitutive methods in both students and teachers. Finally, the questionnaire analysis, despite presenting several positions on the use of animals in teaching, most participants understand the need for teaching animal ethics and reflections on the subject in the course of Biological Sciences. We also emphasize the need for refinement of instruments and mobilization for a change in teaching practices aimed at a more ethical teaching regarding the use of animals and encouraging the development of strategies, actions and bills for animal protection.
Palavras-chave: Educação científica e tecnológica
Ensino de ciências
Direito animal
Ética
Métodos substitutivos
Biologia - Estudo e ensino (Superior)
Ensino - Aspectos e éticos
Direito dos animais
Ética
Ciência e ética
Science antechnology education,
Science teaching
Animal law
Ethics
Substitutive methods
CNPq: Ciências Biológicas
Educação
Ética
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
UFBA/UEFS
metadata.dc.publisher.program: Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31595
Data do documento: 9-Mar-2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_BarbaraSchittini_2020.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.