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Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de ensino da diversidade zoológica através de uma abordagem filogenética.
Autor(es): Silva, Natália Rodrigues da
Autor(es): Silva, Natália Rodrigues da
Abstract: Diante das dificuldades apresentadas no ensino de zoologia, novidades educacionais que estimulem e favoreçam o aprendizado sobre diversidade dos seres vivos são bem-vindas. Entre inúmeras propostas e pesquisas nessa área de ensino, há alguns anos a sistemática filogenética figura com frequência em artigos científicos (LOPES; STEVAUX, 2007; OLIVEIRA et al., 2011) e passou a constar do livro didático também. A abordagem filogenética é uma metodologia de reconstrução do parentesco entre os seres vivos, podendo ser utilizada para facilitar o estudo da Evolução no ensino médio. A abordagem foi aplicada a uma sequência de aulas de zoologia sem recorrer a algoritmos, mas utilizando alguns conceitos básicos com a intenção de promover a compreensão geral de parentesco entre os grupos estudados, aliando conceitos de evolução e embriologia, especialmente homologia. Consideramos que a inclusão desta abordagem, dando enfoque para conceitos evolutivos, pode auxiliar a aprendizagem sobre diversidade zoológica de organismos. A sequência didática foi elaborada e aplicada por um grupo colaborativo de professores-pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e de uma escola da educação básica, o Colégio da Polícia Militar da Bahia, localizado em Dendezeiros, Salvador - Bahia. A metodologia aplicada teve como aporte teórico o design research. A coleta de dados utilizou dados qualitativos e quantitativos, mediante questionários e transcrições de filmagens de situações de sala de aula. Os resultados sugerem que a proposta de sequência didática foi satisfatória, pois pudemos observar uma relação positiva entre o escore total e os escores parciais, para os resultados gerais do teste, reforçando a interpretação de que houve ganhos importantes de compreensão tanto sobre Filogenia e Evolução, como sobre Zoologia. Apesar de indícios de aprendizagem do conteúdo pelos estudantes, a sequência apresenta desafios e limites que poderão ser resolvidos em novos protótipos, pois a intervenção é de fato generalizável, permitindo que outros pesquisadores e professores de Biologia a apliquem com modificações de acordo com o contexto de ensino.
ABSTRACT In face of difficulties presented by zoology teaching, educational novelties that favor and stimulate learning about the diversity of living beings are more than welcome. Among several proposals and researches on this field, for quite some years, systematic phylogeny figures frequently in scientific papers (LOPES; STEVAUX, 2007; OLIVEIRA et al., 2011) and also has been included in Science textbooks. Systematic phylogenetics is a methodology of reconstruction ancestry relations of livings beings that can be used to aid teaching of evolution in secondary classrooms. This approach was used in a didactic sequence for teaching zoology with an evolutionary approach without recurring to algorithms but using basic concepts in order to promote a general idea of the relationship between studied groups along with evolutionary and embryological concepts, mainly common ancestry. We consider that the inclusion of this approach, focusing on evolutionary concepts, can aid teaching about zoological diversity. The teaching sequence was developed and applied by a teacher-researcher collaborative group of Federal University of Bahia (UFBA) and secondary teachers of Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros in the city of Salvador, Bahia State, Brazil. We used the theoretical and methodological framework of Design Research throughout our study. Data collection comprised quantitative and qualitative aspects by means of questionnaires and transcriptions of classroom episodes. Results suggest that the didactic sequence had positive effects on evolution, zoology and phylogeny learning corroborated by statistical test. Even though there are strong evidences of content learning, this teaching sequence presents challenges and questionings that could be solved in new prototypes since the intervention is in fact suited for generalization allowing other biology teachers and researchers to make their own adjustments and prototypes according to their teaching contexts.
Palavras-chave: Design research
Ensino de zoologia
Filogenia
Sequência didática
Teaching of zoology
Phylogeny
Didactic sequence
CNPq: Zoologia
Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
UEFS/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Em ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31479
Data do documento: 18-Fev-2020
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