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Title: O movimento corporal/dança na educação infantil: o caso de duas creches em salvador.
Authors: Sena, Marília Freitas
???metadata.dc.contributor.advisor???: Silva, Rilmar Lopes da
Keywords: Movimento corporal/Dança;Educação infantil;Alfabetização corporal
Issue Date: 13-Feb-2020
Abstract: A presente monografia, intitulada “O Movimento Corporal/Dança na educação infantil: o caso de duas creches em Salvador” é resultado de um trabalho de pesquisa que aborda discussões iniciais sobre o lugar do Movimento Corporal/Dança na Educação Infantil, cujo objetivo principal do fora “Identificar e Analisar, historicamente, a concepção do Movimento Corporal/Dança na Educação Infantil”. As experiências pedagógicas, com a arte/dança, vivenciadas no chão da escola pública e privada, assim como a formação de técnica em dança, motivaram a reflexão acerca do desenvolvimento integral das crianças, enfatizando a Alfabetização Corporal como possibilidade. Nesse sentido os eleitos principais fundamentos teóricos, foram para Arte/Dança: Barbosa (1978); Biasoli (1999); Ferraz e Fusari (1993); para a Educação Infantil: Kuhlmann (1998); Ariès (2006); Oliveira (2011); para o Estudo de Caso: o Referencial Curricular para Educação Infantil (1998); Arce e Martins (2013). Optou-se pelo Estudo de Caso, como forma de aprofundar o conhecimento sobre uma determinada unidade, para tanto duas creches foram observadas (uma municipal e outra privada). Análises e fundamentação compilados deram forma ao relatório final, esta monografia, que ficou organizada em cinco seções: introdução, três capítulos e considerações finais. No primeiro capítulo, o objetivo fora “Contextualizar a história da Arte na educação brasileira com destaque à expressão artística – dança”. No segundo capítulo, cujo objetivo consistia em “Identificar, historicamente, quando e de que maneira o Movimento Corporal/Dança se insere no contexto pedagógico da Educação Infantil no Brasil”, foi possível refletir acerca das concepções seculares de criança e infância, a fim de então localizar o conhecimento do Corpo/Dança. Já o terceiro capítulo teve como objetivo “Sistematizar o estudo de caso realizado nas creches Creche ‘A’ municipal e Creche ‘B’ privada” de modo a compreender de que formas o Movimento Corporal/Dança tem sido desenvolvido pedagogicamente na Educação Infantil. Deste modo, nas considerações finais é ressaltada a relevância da explanação desses saberes para a formação e exercício docente. Assim, o presente estudo traz o ímpeto de tensionar na escola e na educação os impactos e possíveis influências do trabalho com o Movimento Corporal/Dança em um cenário específico, a fim de que se possa emergir discussões posteriores que se estendam para uma maior escala. Logo, é possível repensar o modelo educacional contemporâneo que condiciona os corpos a trabalharem minimamente suas possibilidades. Repensar, pois, as práxis de um modo geral.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31475
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