Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31473
Tipo: Tese
Título: “Milagre do Efatá”: discursos e práticas do catolicismo na educação de surdos no Brasil (1950-1980)
Autor(es): Costa, Bianca Silva Lopes
Autor(es): Costa, Bianca Silva Lopes
Abstract: Esta tese consistiu em uma análise sobre os discursos e as práticas da Igreja Católica na educação de surdos entre os anos de 1950 e 1980, bem como investigou os sentidos e significados desses discursos no processo educacional desses sujeitos. A investigação partiu da análise de obras, textos e documentos tecidos pela Santa Sé para a catequese e, consequentemente, a educação desses indivíduos, buscando identificar nessas produções discursivas, os modos como a surdez foi construída, tecida pela Instituição de forma a instituir saberes. Além disso, percebeu as relações históricas, de poder, de saber e de práticas instituídas pela Igreja para com a educação de surdos. A produção de discursos sobre integração social, educação e acolhimento aos surdos ocupa uma posição de base histórica na Igreja Católica, incomparável a outras instituições. A partir dos anos 30 do século passado no Brasil, foram perceptíveis tentativas expressivas de escolarização para as pessoas com deficiência por parte da Igreja. A organização em associações e a criação de escolas junto a hospitais foram bem evidentes nas décadas seguintes. Diretrizes e princípios foram significados no processo educacional de pessoas com surdez, estabelecendo assim, com a surdez, relações simbióticas, produzindo discursos e práticas que guardaram, por assim dizer, interesses e redes de poder que foram tecidos na construção de enunciados que instituíram significados múltiplos para e na educação de surdos, e, como corolário, determinaram condições históricas e sociais desses sujeitos. Nesse sentido, a produção desses discursos foi materializada nas práticas pedagógicas para com os surdos e, consequentemente, constituiu uma circulação de saberes tornados como verdadeiros. Esta pesquisa qualitativa caminhou sob a luz do Paradigma Pós-Estruturalista e trilhou os caminhos metodológicos da Análise do Discurso (AD) na perspectiva foucaultiana. O exame dos sentidos e significados a partir da AD possibilitou a análise dos lugares, das práticas e das relações de saber e poder que os instituíram. Assim, este estudo investigou quais foram esses discursos e como foram produzidos. Além disso, esquadrinhou as inúmeras práticas produzidas pela Santa Sé para com a surdez, as quais produziram sentidos no processo educacional desses sujeitos na sociedade brasileira. Por meio de seus quadros, a Igreja Católica incentivou tanto uma pedagogia voltada para a oralidade quanto para a linguagem manual, ou ainda voltada para a junção dessas duas modalidades. Perpassou pelas concepções de assistência a essas pessoas, ora pela de educação desses indivíduos. E os discursos, as literaturas e as práticas institucionalizadas configuraram-se como um processo de emergência de um novo discurso em que os aspectos doença, miséria, maldição e castigo foram reconfiguradas e incorporadas no campo da possibilidade, da educação e da integração.
ABSTRACT This thesis consisted of an analysis of the discourses and practices of the Catholic Church in the education of the deaf between the years 1950-1980, as well as investigating the meanings and meanings of these discourses in the educational process of these subjects. The investigation started from the analysis of works, texts and documents woven by the Institution for catechesis and consequently the education of these individuals, seeking to identify in these discursive productions, the ways in which deafness was built, woven by the Church in order to institute knowledge. In addition, it perceived the historical relationships, power, knowledge and practices instituted by the Church for the education of the deaf. The production of speeches on inclusion, social integration, education and welcoming the deaf occupy a position of historical basis in the Catholic Church, incomparable to other institutions. From the 1930s on in Brazil, significant attempts of schooling for people with disabilities by the Church were noticeable. The organization into associations and the creation of schools next to hospitals were quite evident in the following decades. Guidelines and principles were meant in the educational process of people with deafness, thus establishing with deafness symbiotic relations, producing speeches and practices that kept, so to speak, interests and power networks that were woven in the construction of statements that established multiple meanings for and in the education of deaf, and as a corollary determined historical and social conditions of these subjects. In this sense, the production of these discourses was materialized in the pedagogical practices towards the deaf, and consequently constituted a circulation of knowledge made as true, who thought, spoke and produced on behalf of those subjects. This qualitative research walked under the light of the Post-Structuralist paradigm and walked the methodological paths of Discourse Analysis in the Foucauldian perspective. The examination of the senses and meanings from the (AD) enabled the analysis of the places, practices and relations of knowledge and power that instituted them. Thus, this analysis investigated what were these discourses? How were they produced? In addition, it scoured the countless practices produced by the Catholic institution to deal with deafness, which produced meaning in the educational process of these subjects in Brazilian society. Through its pictures, the Holy See encouraged both a pedagogy focused on orality and manual language, or even focused on the junction of these two modalities. It went through the conceptions of assistance to these people, or the education of these individuals. And the discourses, literatures and institutionalized practices were configured as a process of emergence of a new discourse in which the aspects of illness, misery, curse and punishment were reconfigured and were incorporated into the field of possibility, education and integration.
Palavras-chave: Educação de Surdos
Igreja Católica
Discursos
Surdos - Educação
Educação cristã de surdos
Obras da Igreja junto aos surdos
Igreja Católica - Educação
Análise crítica do discurso
Deaf Education
Catholic Church
Speeches
CNPq: História da Educação
Educação
Educação Especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31473
Data do documento: 13-Fev-2020
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE COMPLETA FINAL.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.