Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31443
metadata.dc.type: Tese
Título : O Tempo na Música: um estudo sobre o tempo no ensaio musical
Autor : Hübner, Guilherme Osiris
metadata.dc.creator: Hübner, Guilherme Osiris
Resumen : O Tempo e a Música são indissociáveis. A Música precisa do Tempo para existir. No Ensaio Musical tanto o Tempo quanto a Música sofrem algum tipo de manejo, diferente dos outros lugares de manifestação musical. Evidencia-se a ausência na literatura de execução musical quanto à compreensão do tempo em ensaios musicais. Esta tese questiona: como o tempo se apresenta no Ensaio Musical? O objetivo geral deste trabalho foi o de compreender o tempo no ensaio musical. Os objetivos específicos foram: mensurar o tempo no ensaio musical e analisar os fatores que interferem na medida do tempo no ensaio musical. A pesquisa se desenvolveu por abordagem teórica e estudo empírico estruturado, em um percurso metodológico dedutivo, com técnicas de abordagem teórica, constituído de breve revisão de literatura e fundamentação teórica com base em pesquisa bibliográfica e estudo empírico estruturado a partir da fundamentação teórica. Metodologicamente nesta pesquisa foi realizado um experimento, tendo ensaios musicais como objetos, em que foi observada a mensuração de tempo e realizada entrevista, também, como técnicas de levantamento de informações, a análise quantitativa da medida do tempo nos ensaios e análise qualitativa dos fatores que interferem na medida do tempo nos ensaios. As observações do experimento foram realizadas durante ensaios de uma Orquestra Sinfônica de uma Universidade. As entrevistas com o regente confirmaram as impressões do pesquisador e ajudaram na categorização dos dados, no processamento, comparações e análises. Neste trabalho a observação processual foi relevante, ressaltando-se a importância do entendimento do ensaio como processo e a atividade da regência como gestão de processos, sendo o maestro o gestor que coordena o processo em si. Assim, a gestão do ensaio passa a ser a gestão do tempo no ensaio, pois sendo o ensaio uma entidade organizacional gerenciável como também um grande processo, com suas estruturas menores, conclui-se que o ensaio é um processo gerenciado por questões de temporalidade. Com a utilização de melhores práticas de gestão de tempo de ensaio os Tempos dos processos de ensaio serão mais eficazes.
A medida do tempo no ensaio musical passa pelo entendimento do ensaio como processo, sendo visto parametricamente como gestão de processos e mais especificamente como gestão de tempo nos processos de ensaio.
Palabras clave : Música
Regência
Ensaio Musical
Tempo
Gestão de tempo
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGMUS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31443
Fecha de publicación : 6-feb-2020
Aparece en las colecciones: Tese (PPGMUS)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.