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dc.contributor.advisorBrandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.authorHübner, Guilherme Osiris-
dc.creatorHübner, Guilherme Osiris-
dc.date.accessioned2020-02-06T11:41:45Z-
dc.date.available2020-02-06T11:41:45Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.date.submitted2018-08-24-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31443-
dc.description.abstractO Tempo e a Música são indissociáveis. A Música precisa do Tempo para existir. No Ensaio Musical tanto o Tempo quanto a Música sofrem algum tipo de manejo, diferente dos outros lugares de manifestação musical. Evidencia-se a ausência na literatura de execução musical quanto à compreensão do tempo em ensaios musicais. Esta tese questiona: como o tempo se apresenta no Ensaio Musical? O objetivo geral deste trabalho foi o de compreender o tempo no ensaio musical. Os objetivos específicos foram: mensurar o tempo no ensaio musical e analisar os fatores que interferem na medida do tempo no ensaio musical. A pesquisa se desenvolveu por abordagem teórica e estudo empírico estruturado, em um percurso metodológico dedutivo, com técnicas de abordagem teórica, constituído de breve revisão de literatura e fundamentação teórica com base em pesquisa bibliográfica e estudo empírico estruturado a partir da fundamentação teórica. Metodologicamente nesta pesquisa foi realizado um experimento, tendo ensaios musicais como objetos, em que foi observada a mensuração de tempo e realizada entrevista, também, como técnicas de levantamento de informações, a análise quantitativa da medida do tempo nos ensaios e análise qualitativa dos fatores que interferem na medida do tempo nos ensaios. As observações do experimento foram realizadas durante ensaios de uma Orquestra Sinfônica de uma Universidade. As entrevistas com o regente confirmaram as impressões do pesquisador e ajudaram na categorização dos dados, no processamento, comparações e análises. Neste trabalho a observação processual foi relevante, ressaltando-se a importância do entendimento do ensaio como processo e a atividade da regência como gestão de processos, sendo o maestro o gestor que coordena o processo em si. Assim, a gestão do ensaio passa a ser a gestão do tempo no ensaio, pois sendo o ensaio uma entidade organizacional gerenciável como também um grande processo, com suas estruturas menores, conclui-se que o ensaio é um processo gerenciado por questões de temporalidade. Com a utilização de melhores práticas de gestão de tempo de ensaio os Tempos dos processos de ensaio serão mais eficazes.pt_BR
dc.description.abstractA medida do tempo no ensaio musical passa pelo entendimento do ensaio como processo, sendo visto parametricamente como gestão de processos e mais especificamente como gestão de tempo nos processos de ensaio.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRegênciapt_BR
dc.subjectEnsaio Musicalpt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectGestão de tempopt_BR
dc.titleO Tempo na Música: um estudo sobre o tempo no ensaio musicalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Mônica de Aguiar Mac-Alister da-
dc.contributor.refereesBrandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.refereesSilva, Mônica de Aguiar Mac-Alister da-
dc.contributor.refereesBarbosa, Joel Luis da Silva-
dc.contributor.refereesCabral, Sandro-
dc.contributor.refereesBertissolo, Guilherme-
dc.publisher.departamentEscola de Música da UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUSpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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